PlayStation 5 Pro: conhece os últimos segredos da aguardada consola

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A PlayStation 5 Pro começa a ser falada de forma mais insistente, o que indica que o lançamento pode estar efetivamente mais próximo. Os últimos dados dão conta de que a consola pode ser lançada até ao final deste ano.

Na última semana avançamos com os primeiros detalhes sobre especificações e desempenho da consola que será um upgrade face à PS5 e PS5 Slim. Num exclusivo do Insider Gaming, foram revelados os últimos segredos da futura consola.

A memória do sistema da nova consola deverá cifrar-se nos 576 GB/s (18GT/s), segundo esta fonte. Isto será, olhando para os 448 GB/s (14 GT/s) da PS5, um incremento de 28% face aos atuais modelos.

EXCLUSIVE - More PlayStation 5 Pro Specs Detailedhttps://t.co/Fq18aeyN2t

— Insider Gaming (@InsiderGamingIG) 17 de março de 2024

Quanto ao CPU, é esperado que seja semelhante ao da PS5. No entanto, terá um modo de alta frequência que pode chegar a 3.85GHz. Ou seja, teremos um aumento de 10% no desempenho do CPU. Isto pode trazer um downlock da GPU, que terá um desempenho 1% inferior.

Renderização da PS5 Pro será 45% mais rápida

Previamente já havia sido revelado que a renderização da consola será 45% mais rápida que na PS5. E podemos esperar 33,5 Teraflops, melhor Ray Tracing e suporte para resolução até 8K. Além disso, devemos contar com um acelerador por IA.

À semelhança da PS5 Slim, é de esperar que a PS5 Pro também chegue com leitor de discos removível e armazenamento base de 1 TB. O que dará aos utilizadores a possibilidade de fazer o upgrade de armazenamento se assim entenderem.

A previsão é de que a PlayStation 5 Pro seja lançada no outono de 2024. A consola será lançada bem a tempo do lançamento do GTA VI, anunciado para 2025. Esse será um jogo definidor para os próximos anos, e a Sony parece querer precaver-se para o lançamento do mesmo, lançando uma consola que possa tirar total partido deste.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.