Segundo informações agora divulgadas, a Sony está a planear inserir anúncios nos jogos gratuitos para as consolas PS5 e PS4, o que poderá não agradar a todos os utilizadores
Com esta medida, a gigante japonesa quer ajudar as produtoras de jogos a gerar receita extra, sendo que a própria Sony pode também receber uma parte dos lucros. Mas a medida pode também ser benéfica para os jogadores e de seguida dizemos-te a razão.
Jogos gratuitos para PS5 e PS4 podem vir a integrar anúncios não intrusivos
Ao que tudo indica, num futuro próximo os jogos gratuitos disponíveis para a PlayStation 5 e PlayStation 4 podem vir a integrar anúncios. A medida está a ser, neste momento, equacionada pela Sony e tem como objetivo ajudar as produtoras de jogos a gerarem receita extra.
A informação chega através do Business Insider, que cita fontes próximas do projeto, e que avança também que a Sony ainda não decidiu se irá receber uma parte dessa receita extra. Para já, a empresa japonesa está a trabalhar com parceiros tecnológicos para a criação de um programa de desenvolvimento que ajude as produtoras a fazer os anúncios para os jogos gratuitos.
Ainda segundo a mesma fonte, a Sony está a trabalhar em anúncios não intrusivos e que podem ser integrados na dinâmica dos jogos, como por exemplo em outdoors digitais nos estádios, de forma a não perturbar a experiência de jogos aos utilizadores.
A ideia da Sony é vender o espaço comercial através de um mercado privado, até porque a marca está a ser bastante rigorosa na seleção das empresas que podem vir a fazer parte desta iniciativa. A fonte adiante ainda que a Sony não vai permitir que estes anúncios recolham informações pessoais dos utilizadores, como por exemplo o nome ou endereço de email.
Sony não quer afetar a experiência de jogo e quem sai a ganhar são os utilizadores
A Sony não quer (de todo) que a experiência do utilizador sofra consequências negativas e uma das soluções para a integração de anúncios nos jogos pode até ser benéfica para os utilizadores. Por exemplo, se o jogador visualizar um anúncio pode ganhar um item extra no jogo. Esta seria uma forma de compensar a disponibilidade e "paciência" do jogador, assim como iria garantir que a receita extra é gerida.
Ainda segundo o Business Insider, a Sony está a trabalhar nesta projeto há já 18 meses e espera-se que seja colocado em prática até ao final deste ano nas consolas PS5 e PS4.
Recorde-se que anteriormente foi noticiado que também a Microsoft está a equacionar colocar anúncios nos seus jogos gratuitos para a Xbox e que poderá fazê-lo já no terceiro trimestre de 2022.
Editores 4gnews recomendam:
- Google oferece nova app para mudares de Apple iPhone para Android
- Xiaomi Smart Display 10: o pequeno gadget que vai controlar a tua casa inteligente e muito mais
- Apple: Bateria MagSafe carrega mais rápido após esta atualização