Numa altura em que a PlayStation 5 baixou consideravelmente de preço, há um recorde que teima em não ser quebrado. A PlayStation 2, lançada há 25 anos, continua a ser, de forma incontestada, a consola mais vendida de sempre na história dos videojogos.
Um novo relatório do TechGaged confirma que a icónica máquina da Sony mantém o trono com 160,01 milhões de unidades vendidas ao longo da sua vida. É um número que ainda nenhum concorrente, antigo ou moderno, conseguiu alcançar.
Nintendo DS e Nintendo Switch chegaram perto
O domínio da PS2 é tal que faz parte de um clube restrito de apenas três consolas que ultrapassaram a barreira dos 150 milhões de vendas, acompanhada apenas pela Nintendo DS (154 milhões) e pela Nintendo Switch (152 milhões). Mesmo com o sucesso estrondoso da Switch, a veterana da Sony continua a liderar com uma margem confortável.
Mas se a PS2 é a rainha do passado, a PlayStation 5 está a afirmar-se como o grande sucesso do presente. O relatório destaca o crescimento rápido da atual consola da Sony, que já atingiu as 82,53 milhões de unidades vendidas. Este número coloca a PS5 como a quinta consola mais vendida da história da Sony. Fica logo atrás da PlayStation Portable (PSP) e a aproximar se perigosamente da PlayStation 3 e da Xbox 360.
Com a Black Friday à porta, os analistas preveem um "ponto de viragem" para a PS5. As promoções da época natalícia podem dar o empurrão necessário para que a consola entre no top 3 da Sony nos próximos dois anos. Ou seja, pode entrar numa trajetória para se tornar a segunda consola doméstica de maior sucesso da marca, apenas atrás da intocável PS2. E o GTA 6 pode ajudar a alavancar esse sucesso.
