
A Google Play Store está à prestes a sofrer a maior mudança de sempre. Tudo porque saiu derrotada de ação judicial movida pela Epic Games. Nesse sentido, a decisão poderá obrigar a Google a transformar por completo a forma como a loja de aplicações funciona.
No fundo, poderá mesmo colocar um ponto final na hegemonia da Google sobre o ecossistema Android, nomeadamente distribuição de aplicações, faturação e métodos de pagamento na Play Store.
Assim sendo, há sobretudo duas alterações que saltam desde logo à vista. A primeira é o fim da obrigatoriedade de usar o sistema de faturação da Google, o Google Play Billing. Em suma, os programadores terão liberdade para adotarem alternativas.
Google tem 14 dias para implementar mudanças
Além disso, deixará de haver vantagem para apps pré-instaladas ou exclusivas da Play Store, criando um campo de concorrência mais justo.
O desfecho deste processo ditou que a Google tem 14 dias para implementar estas mudanças. A Google já pediu uma suspensão administrativa, alegando que este curto prazo acarreta riscos para a segurança e privacidade dos utilizadores caso a implementação seja apressada.
A grande dúvida que existe é se o tribunal vai ou não aceitar o pedido da Google para adiar a aplicação das medidas. A resposta deve chegar ainda nos próximos dias. Caso contrário, a Play Store poderá começar a mudar já antes de setembro.