Play Store: 2 Apps com 1.5 milhões de downloads removidas por malware

Filipe Alves
13 Janeiro, 2019

Aqui estamos com mais um artigo que podia virar rubrica. Mais duas aplicações populares e com mais de 1.5 milhões de instalações foram removidas da Google Play Store. Segundo a Google, por apresentarem perigo por malware. 

As aplicações "Power Shade: Notification Bar Changer & Manager" e "Material Notification Shade" eram simples Apps de modificação do design das notificações sem a necessidade de root e foram aclamadas como possível malware.

Play Store: 2 Apps com 1.5 milhões de downloads removidas por malwareA Google retirou a aplicação da Google Play Store depois das aplicações terem notificado uma "bandeira vermelha" na Google Play Protect. A nova aplicação da empresa de Mountain View para certificar que os utilizadores estão seguros.

Google Play Store o local mais seguro para instalar aplicações no teu Android

Porém, desta vez a Google foi mais longe. Logo depois de referir que as aplicações tinham malware, retirou as Apps da Google Play Store e avisou com notificação os utilizadores das aplicações.

Malware BankBot Google Play StoreAssim sendo, esta é a primeira vez que a Google avisa os detentores de aplicações potencialmente perigosas devido a possíveis vulnerabilidades.

Os desenvolvedores defendem-se como uma ação injusta

Os desenvolvedores da aplicação falaram ao website Android Police indicando que a Google está a ser injusta face à situação. De acordo com os desenvolvedores, as Apps não tinham malware e tinha apenas um código para futuras implementações. 

Contudo, os desenvolvedores não referiram que tipo de código é que se tratava ou porque é que a os bots da Play Store assumiram que podia ser malware.

Assim sendo, face a situação, os desenvolvedores reclamam que a Google não responde aos emails ou quaisquer perguntas. Ou seja, o apoio ao desenvolvedor é como sempre...mau.

Por fim, os desenvolvedores referiram que certamente terão de publicar as aplicações com um outro nome de package (nome interno da app) sem o tal código para que as Apps voltem para a Google Play Store. Porém, ao fazerem isso perdem todas as reviews e dados das antigas.

Em suma, começo a ficar preocupado com este problema no Android. Não só a quantidade de artigos de malware que temos escrito mas também pela falta de apoio da Google na ajuda aos desenvolvedores. Algo terá de mudar no mundo Android.

Editores 4gnews recomendam:

WhatsApp: Novo BUG preocupa utilizadores que mudaram de número

Xiaomi revela a sua mochila Bumblebee para os teus gadgets

Samsung Galaxy S10: Estes poderão ser os seus esquemas de memória

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
15 imagens peculiares captadas pelas câmaras do Google Maps
Guia essencial para seguir encomendas: sites, apps e dicas
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos