Subida de preços chega já no próximo mês
O Spotify confirmou esta segunda-feira que vai aumentar os preços do plano individual em vários mercados, incluindo Portugal.
A partir de setembro, a mensalidade passará dos atuais 10,99€ para 11,99€ por mês. O aumento representa uma subida de cerca de 9% e faz parte da nova estratégia da empresa para melhorar as margens de lucro.
Para já, apenas foi afetado o plano individual
Segundo o comunicado da empresa, os clientes do plano individual na Europa, Ásia, América Latina, África e Médio Oriente serão os primeiros a sentir o impacto.
Ainda não é claro se os planos Duo, Familiar ou Estudante também terão aumentos nos próximos meses.
O Spotify informou que os utilizadores afetados receberão uma notificação por e-mail durante o mês de agosto com os detalhes da alteração.
E por falar em alterações, o Spotify informou recentemente que os utilizadores de iOS e Android podem, agora, ocultar o botão "criar" que se encontra na barra inferior e voltar ao visual antigo, se assim o entenderem.
Estratégia pensada ara compensar lucros em queda
Este aumento surge dias depois da empresa ter anunciado lucros abaixo do esperado, devido a uma carga fiscal elevada. Só em impostos sobre salários, a Spotify pagou 116 milhões de euros.
Apesar disso, as ações da empresa subiram mais de 6% após o anúncio, refletindo a confiança dos investidores na nova estratégia. Desde o início de 2025, a valorização do Spotify em bolsa já ultrapassou os 50%.
Muito mais do que música
A subida de preços acompanha também a expansão dos serviços oferecidos pela plataforma. O Spotify tem investido+em catálogos de audiolivros (em alguns mercados), vídeos curtos e na melhoria das playlists geradas por Inteligência Artificial.
Com estas novidades, a empresa espera aumentar o tempo de permanência dos utilizadores e oferecer uma experiência mais completa mas agora, a um custo ligeiramente superior.
Promoção do dia: