Muitas fugas de informação que acontecem no mundo da tecnologia surgem por falta de cuidado dos próprios fabricantes quando estão a preparar um novo produto. Mas essas fugas podem também surgir da parte dos fornecedores envolvidos na criação desse produto, que muitas vezes não acautelam as regras de confidencialidade assumidas com os seus clientes.
Terá sido este segundo cenário a estar na origem de um leak de informação ocorrido esta segunda-feira, onde é exposto um alegado plano de produção e lançamento dos próximos EVs da Xiaomi.
Parte da informação já era mais ou menos conhecida, graças a informações que foram surgindo de várias fontes, mas confirma que até 2027 o fabricante espera ter quatro modelos no mercado, alguns deles com opções de funcionamento diferentes entre si.
Um par de sedans e 2 SUVs
A informação surgiu inicialmente numa conta do 'X' denominada AutoUpdate, depois reproduzida no reddit, através de um quadro que mostra o suposto Roadmap de EVs da Xiaomi, de 2024 a 2027.
O quadro confirma o lançamento do primeiro EV da marca em 2024 – o SU7 -, embora surja ainda com o nome de código provisório MS11. De resto, o roadmad indica ainda para este ano o início dos testes em estrada do MS11 Pro, que corresponde ao modelo SU7 Pro - uma versão com motor mais potente e com mais autonomia do que o Su7, cujo lançamento está previsto para 2025.
Para o mesmo ano o quadro indica também o lançamento do primeiro SUV da marca, que mantém, para já, a designação de MX11. Na informação divulgada é possível perceber que o veículo terá um motor elétrico de 2ª geração e sistema de Rear Wheel Steering (RWS).
Estas características, de resto, fazem parte do quarto modelo indicado no roadmap da Xiaomi. A indicação é a do N3, um SUV familiar de seis lugares, que o fabricante prevê lançar em 2026.