Para prolongar a vida útil das baterias dos smartphones Pixel, a Google implementou neles uma tecnologia de carregamento adaptativo. Esta aprende com os teus hábitos para que a bateria só carregue até aos 100% perto da ocasião em que irás tirar o smartphone do carregamento.
Agora, graças a pedaços de código descobertos pelo pessoal da Android Authority, sabe-se que os relógios Pixel Watch também contarão com esta forma de carregamento. Tudo para potenciar a vida útil das suas baterias.
Carregamento adaptativo também chegará em breve aos Pixel Watch
Esta novidade foi descoberta na mais recente versão da aplicação Pixel Watch Management Service. Tal aponta para a possibilidade de a Google estar a trabalhar para trazer a sua tecnologia de carregamento adaptativo para os seus relógios inteligentes.
Os mesmos pedaços de código apontam para uma permissão que adicionará o carregamento adaptativo a modelos suportados. Isto indicia que alguns modelos já no mercado poderão ser contemplados com esta tecnologia.
Para já, não temos muitos detalhes sobre a forma de funcionamento desta tecnologia. Ainda assim, é plausível que a mesma funcione de forma semelhante ao que acontece nos smartphones Pixel.
Nestes equipamentos, a Google utiliza algoritmos para analisar os hábitos de carregamento dos utilizadores. Deste modo, ela consegue prever quando é que os utilizadores tiram os smartphone da carga e assim impedir que a bateria chegue aos 100% até pouco tempo antes disso acontecer.
Este processo visa reduzir a pressão sobre a bateria do smartphone. É algo especialmente vantajoso para quem costuma deixar o seu smartphone a carregar durante a noite.
Outras fabricantes também já oferecem tecnologias semelhantes, embora com designações diferentes. Todavia, é algo que não encontramos no mercado dos smartwatches, mas isso poderá começar a mudar com a iniciativa da Google.
Para já, ainda não se sabe quando é que a Google irá lançar esta forma de carregamento para os seus relógios. É possível que tal só se concretize com o lançamento do Pixel Watch 4, algo que só deverá acontecer no verão.
Ainda assim, não necessitas de esperar tanto tempo para ter um relógio inteligente da Google. O Pixel Watch 3 já está nas lojas há bastante tempo e agora pode ser teu por 334 €.