Google Pixel 3 e o Samsung Galaxy Note 9 são os 'Reis' das selfies

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A DxOMark é a empresa mais reconhecida no que respeita ao teste das capacidades fotográficas dos smartphones, tendo-se tornado um ponto de referência bastante importante.

Agora, chegou finalmente o inevitável, a empresa começou a testar as câmaras selfie dos mais populares smartphones. Para já, os 'Reis' das selfies são o Google Pixel 3 e o Samsung Galaxy Note 9. Ambos os smartphones alcançaram uma pontuação de 92 pontos.

Este tipo de avaliação demorou muito tempo a ser implementado, o que acaba por ser um pouco estranho. Ainda que o módulo fotográfico 'principal' seja o traseiro, na grande maioria das vezes acabamos por utilizar as câmaras frontais para variadas tarefas.

DxOMark começa a testar também as câmaras selfie dos smartphones!

Nestes novos testes, a empresa tem em consideração vários pontos de foco. Durante os testes, têm como base uma vasta lista de critérios, incluindo tom de pele, precisão de cor, detalhe, contraste e exposição. Além disso, consideraram ainda retirar pontos às câmaras que aplicavam demasiado 'Beauty Mode', obtendo resultados irrealistas.

Esta é a mais recente implementação da DxOMark, por isso ainda lhes falta analisar as capacidades de vários smartphones. Ainda assim, temos já pelo menos uma grande surpresa no seu "TOP", ou fora dele...

A completar o TOP5 está o Xiaomi Mi Mix 3 (84), Apple iPhone XS Max (82) e o Samsung Galaxy S9 Plus (81). Curiosamente, o atual 'Rei' da fotografia — Huawei Mate 20 Pro — não está incluído na 'elite das selfies', tendo apenas alcançado 78 pontos.

Ainda que tanto o Galaxy Note 9 e o Google Pixel 3 tenham apresentado pontuações idênticas, apresentam conceitos de qualidade totalmente diferentes. Os resultados finais são de excelência em ambos os smartphones, no entanto ambas as fabricantes revelaram abordagens distintas.

Por um lado, a Samsung dá clara preferência a uma imagem final mais 'limpa' e suave. Sacrificando por vezes o nível de detalhe apresentado. Por outro lado, a Google deu clara preferência à textura e detalhe nas suas fotografias. Aceitando como normal a presença de um certo nível de ruído.

Resta-nos esperar para ver como é que os restantes smartphones irão sair-se nestes novos testes às suas capacidades selfie.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung. Smartphone dobrável prefigura-se cada vez mais como um luxo

Samsung Galaxy M20 tem característica confirmada em nova imagem

Google terá o seu próprio ecossistema de Hardware em 2019, finalmente!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.