O processador dos Google Pixel, o Tensor, leva já quatro gerações. Mas segundo o Android Authority, a escolha pela Samsung para a produção do chip nem sempre levou aos melhores resultados, seja em desempenho termal ou de eficiência.
Segundo esta fonte, isto pode mudar muito em breve já que a Google deve abandonar a Samsung para passar a desenhar os seus processadores futuros internamente. Ou seja, passará a trabalhar com a TSMC.
Pixel 10 terá processador de 3 nanómetros com 'dedo' da TSMC
A grande dúvida prendia-se, até agora, com o facto de que processo de fabrico seria usado. Segundo o exclusivo desta fonte, será usado o processo de 3 nanómetros da TSMC já na próxima geração do Pixel 10.
Este é o mesmo processo que a Apple usou no mais recente A18 Pro dos iPhone 16 Pro, e que também usa nos seus processadores M4. É o melhor processo que consegues encontrar em processadores do género na atualidade.
A confirmarem-se as informações recolhidas nestes documentos, o Tensor G5 chegará com grandes melhorias tanto na eficiência como no próprio desempenho. E os documentos referem que em 2026 o Tensor G6 usará o N3P, de 3 nanómetros, que se tem falado para o futuro Apple A19.
Parece que a Google está pronta para dar o passo seguinte em termos de processamento nos seus smartphones, a confirmarem-se estas informações. Se até agora se podia acusar os Pixel de estarem um pouco atrás no processamento, isso estará finalmente prestes a mudar.
Google Pixel 9
Processador: Tensor G4
Bateria: 4700 mAh, 27 W
Ecrã: 6,3 polegadas, 120 Hz, 2700 nits