O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) tornou-se a primeira escola do Politécnico do Porto a ter um curso de doutoramento aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Chama-se "Doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes". O objetivo é formar investigadores e profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios desta área.
Esta novidade surge na sequência da Lei nº 16/2023 de 10 de abril. A referida lei abriu caminho para que os institutos politécnicos lecionem programas de doutoramento em áreas onde possuem Unidades de Investigação avaliadas como "Muito Bom" ou "Excelente" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Formação científica avançada dos fundamentos da Inteligência Artificial
O Doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes destaca-se pela sua abordagem abrangente e focada na resolução de problemas reais. O programa irá dotar os seus alunos de conhecimentos sólidos nos fundamentos da Inteligência Artificial. Vai capacitá-los para conceber e desenvolver sistemas inteligentes que possam ser aplicados em diversos setores da sociedade.
O doutoramento em Inteligência Artificial e Engenharia de Sistemas Inteligentes visa fornecer uma formação científica avançada dos fundamentos da Inteligência Artificial e capacitar na Conceção e Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes que permitam resolver problemas complexos em Empresas e outras Organizações, contribuindo para o desenvolvimento da Sociedade, tendo sempre em conta aspetos éticos e sociais.
O programa representa uma oportunidade para estudantes e profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos e desenvolver as competências necessárias para estar a par das mais recentes inovações tecnológicas. E tem início previsto para setembro de 2024.
O ISEP afirma, em comunicado, "este programa doutoral, único no país" se "insere no lote dos primeiros doutoramentos a serem oferecidos por institutos politécnicos em Portugal".