Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Pingo Doce estreia o restaurante do futuro: 1º em Portugal com esta tecnologia

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O Pingo Doce acaba de inaugurar o novo restaurante Comida Fresca no centro comercial Alegro Sintra. Mas este não é apenas mais um espaço para almoçar: é o primeiro restaurante em Portugal com um sistema de pagamento por Inteligência Artificial.

A grande estrela? Caixas self-checkout inteligentes que reconhecem automaticamente os alimentos no tabuleiro — sem códigos de barras, sem menus complicados, sem demoras.

Tecnologia que "vê" o teu prato como um humano

pingo doce IA
Novos caixas self-checkout inteligentes reconhecem automaticamente os alimentos no tabuleiro (Imagem: Divulgação / Pingo Doce)

No coração do restaurante estão cinco caixas equipadas com IA de última geração, desenvolvida pela start-up Retail Robotics Solutions. O sistema identifica a comida através da forma, cor e textura, replicando o modo como nós, humanos, reconhecemos os alimentos.

E quanto mais for usado, melhor fica. A IA aprende com cada nova utilização, tornando-se mais rápida e mais precisa a cada interação.

“A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução”, afirma Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions.

Menos filas, mais eficiência — sem perder o lado humano

pingo doce IA
Imagem: Divulgação / Pingo Doce

De acordo com José Esteves, Diretor de IT do Pingo Doce, este projeto arrancou há cerca de um ano com um objetivo muito concreto: reduzir o tempo de espera no momento do pagamento, sem comprometer a experiência do cliente. Ainda assim, o responsável sublinha que o atendimento humano continuará a ser um elemento diferenciador nos restaurantes da marca.

“O atendimento personalizado nos restaurantes Comida Fresca continua a ser essencial e diferenciador. Mas acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel relevante. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera”, explica.

O resultado é exatamente esse: um processo de registo e pagamento mais fluido, que liberta os colaboradores para outras tarefas e reduz significativamente os tempos de espera.

Uma aposta no futuro

O novo restaurante, com capacidade para 342 lugares sentados, foi totalmente renovado e integra vários espaços que demonstram a fusão entre experiência humana e tecnologia.

Na zona do Balcão, onde está disponível o novo sistema de IA, são servidas ementas diárias variáveis. O restaurante conta ainda com uma área equipada com quiosques digitais para pedidos personalizados de pizzas, massas, saladas e hambúrgueres.

Promoção do Dia!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.