Raros são os dias em que não surgem novidades sobre potenciais novos dispositivos da Xiaomi. Há algo, no entanto, que estes têm em comum: todos eles vêm equipados com processadores de outras empresas, recorrendo a Xiaomi a processadores Qualcomm para os seus dispositivos de topo e à MediaTek para aqueles mais modestos.

Pois bem, primando pela força com que encara o mercado, a implacável fabricante chinesa estará a preparar o futuro, e seguindo o exemplo de fabricantes como a Samsung, a Huawei e a Apple, aposta agora no desenvolvimento dos seus próprios processadores que muito em breve poderão equipar os seus novos terminais.

   

Ver ainda: Novo smartwatch LG Watch Style em fotos pouco promissoras

O rumor surge através da rede social Weibo, vindo trazer os pormenores mais claros até ao momento sobre estes novos chipsets. O Pinecone V670 estará já na sua fase final de desenvolvimento e recorrerá a uma arquitetura octa-core 4 x A53 + 4 x A53, recorrendo à GPU Mali T860 MP4 para o processamento gráfico, a correr a uma frequência de 800MHz.

Especulando-se que o V670 venha a equipar o Xiaomi Mi 5C, este processador usa um método de construção de 28nm e a sua performance poderá ser equiparada ao processador octa-core Qualcomm Snapdragon 808. Quanto ao mais potente Pinecone V970, este ainda não terá o seu processo de desenvolvimento completo, devendo apenas chegar no ultimo trimestre de 2017.


Com o mais recente desenho de 10nm encontrado nos processadores topo de gama do mercado atual, o V970 deverá chegar também com uma arquitetura octa-core 4 x A73 +4 x A53. Como a maioria dos processadores de hoje em dia, quatro núcleos do V970 terão uma frequência maior de 2.7GHz, enquanto que a outra metade do processador correrá a uma frequência mais baixa de 2.0GHz, sendo o CPU auxiliado pela GPU Mali G71 MP12 a correr a 900MHz.

Como com todos os rumores, estas informações poderão não se confirmar, pelo que aconselhamos a aguardar por informações oficiais sobre os novos processadores Xiaomi para saber todo o seu potencial e quais os smartphones que estes vão equipar.

Outros temas relevantes:
Alerta: Novo “ransomware” à solta na PlayStore do Android
Produção do novo iPhone 8 pode começar mais cedo
Fallout Shelter chega amanhã ao Windows 10 e Xbox One

FonteAndroid Pure
Editor 4gnews e estudante de Direito, nos tempos livres é mais provável encontrar-me a explorar novos géneros musicais, filmes e séries e a passar um bom tempo com amigos e família.