O Photoroom é uma plataforma de edição de fotos disponível em versão web e em aplicação para telemóvel. Mas o que a distingue das inúmeras outras aplicações e ferramentas que inundam as lojas de apps? Porque é que há tanto alarido em à volta do Photoroom?
Imagina que alguém realizou uma pesquisa abrangente sobre todos os tipos de artes e imagens que diferentes profissionais já procuraram criar. Estamos a falar de logótipos, imagens para perfis profissionais, artes para redes sociais, materiais promocionais de produtos, catálogos de moda, miniaturas para o YouTube, imagens em diversos formatos para redes sociais, panfletos, cartazes e muito mais.
Agora, reúne todos esses formatos num único lugar e adicione uma variedade de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial para obter resultados de excelência em pouquíssimo tempo. Esse é o Photoroom.
Testei o Photoroom Pro na aplicação e a versão web da plataforma por mais de uma semana e descrevo abaixo a minha experiência.
Um grande aliado para produtores de conteúdo
O Photoroom apresenta-se como uma plataforma concebida para fotografia de produtos. E não mentiu. Basta aceder à página inicial da aplicação para encontrar uma imensidão de formatos de imagens para a divulgação de produtos nas mais diversas plataformas. Imagens para redes sociais, inúmeros fundos à escolha para uma fotografia, mockups de diferentes produtos, designs de temas variados, imagens promocionais para lojas de vários segmentos – as opções são praticamente incontáveis.
Mas, se a vasta quantidade de formatos e designs já é um dos grandes diferenciais do Photoroom, a facilidade de edição proporcionada pelas suas ferramentas é, sem dúvida, outro. No exemplo abaixo, nem sequer escolhi previamente um estilo – limitei-me a clicar em "Começar com foto".
O Photoroom remove automaticamente o fundo e dá ao utilizador a opção de trabalhar com a imagem sem fundo, com o fundo original, com um fundo preto ou com um fundo branco. A partir daí, a imagem escolhida é aplicada a todos os formatos de design disponíveis, permitindo ao utilizador selecionar um deles e fazer as edições necessárias.
Algumas dessas ferramentas são impulsionadas por inteligência artificial, o que permite ao Photoroom fazer a promessa de ser a forma mais rápida de obter fotografias com aparência profissional. Disponíveis na versão Pro, estas funcionalidades incluem Imagem de IA, Fundos de IA e Sombras de IA. Outros recursos úteis, como a remoção de fundo, estão acessíveis na versão gratuita.
Uma ferramenta útil, mesmo para uso pessoal
Embora muitos dos formatos sejam direcionados a produtores de conteúdo, empreendedores ou negócios, o Photoroom também oferece funcionalidades bastante interessantes para quem pretende usá-lo a nível pessoal, seja para editar uma foto própria ou criar algo mais personalizado.
No novo exemplo, tal como fiz com a imagem do produto acima, utilizei a fotografia de uma mulher através da funcionalidade "Começar com foto". A partir daí, explorei opções como a criação de Fotos de Perfil, uma ferramenta bastante útil para currículos e plataformas profissionais.
Na ferramenta com o tema Dia das Amigas, escolhi um design e comecei a editar elementos específicos da foto, como brilho, contraste, cor, recorte, tamanho, temperatura, saturação, sombras, desfoque, contorno, reflexo, entre outros.
Outra ferramenta muito interessante com que me deparei foi a Foto de Identificação, que ajusta a tua imagem de acordo com o formato exigido pelo documento a que se destina.
Algumas limitações (porque nada é perfeito)
Durante os meus testes com o Photoroom, encontrei algumas limitações que não me impediram de alcançar o resultado final desejado para a imagem, mas tornaram o processo um pouco mais demorado.
Durante a edição de uma imagem, por exemplo, a plataforma permite adicionar mais fotos como novas camadas, mas apenas uma de cada vez. Estás a criar uma imagem onde queres incluir vários produtos? Terás de carregar as fotos dos produtos uma por uma.
Durante esta edição, o Photoroom também não permite selecionar mais do que uma camada ao mesmo tempo. No exemplo da imagem com vários produtos, se quiseres alterar o tamanho de todos, terás de o fazer individualmente, ajustando um a um.
Outra funcionalidade que não encontrei foi a possibilidade de criar novas páginas dentro da mesma edição. Caso quisesses criar, por exemplo, uma galeria de imagens para publicar no Instagram, seria necessário abrir designs diferentes. No entanto, é possível utilizar a ferramenta para duplicar um design e editá-lo no mesmo estilo de imagem.
Ainda assim, a ausência destas funcionalidades não é exatamente um defeito do Photoroom, mas sim uma consequência da sua proposta. Ele foi concebido para fotografias de produtos e cumpre bem isso. De qualquer forma, fica a expectativa para a adição de novos recursos a uma plataforma já tão completa em ferramentas.
Vale a pena a versão Pro?
Atualmente, a versão gratuita do Photoroom já disponibiliza funcionalidades como remoção de fundo, modelos padrão para marketplaces e até 250 exportações sem marca de água. Aqui vale a pena avaliar a frequência com que planeias utilizar o Photoroom e de quais ferramentas precisas. Por 69,99€ por ano, a versão Pro pode ser uma melhor escolha para profissionais que utilizam estas ferramentas de edição com frequência.
A versão Pro inclui recursos como Imagem de IA, Fundos de IA e Sombras de IA, além de exportações em alta resolução e acesso a todos os modelos de design. Mas há ainda outra funcionalidade que merece destaque: a edição de fotos em grupo.
Esta funcionalidade permite a edição simultânea de até 50 imagens. Imagina que precisas de inserir diferentes produtos num mesmo template – agora pensa no tempo que podes poupar ao editar todas essas imagens de uma só vez, como no exemplo acima.
Outra opção interessante é a versão Teams, que permite adicionar membros para trabalhar em colaboração dentro da versão Pro. Inclui 3 licenças e a criação de um kit de marca. Atualmente, a versão Teams está com uma oferta especial pelo mesmo valor de 69,99€ por ano.
Conclusões
Já trabalhei com fotografia e trabalho com determinadas peças de design. Já tive grande contacto com ferramentas de edição de imagens como Adobe Photoshop e Adobe Lightroom, e o Canva Pro está bem presente na minha rotina para a produção das peças de design. Eu trocaria todos eles pelo Photoroom? Não. Mas eu adicionaria o Photoroom ao grupo de plataformas que uso no dia a dia? Com certeza.
Aqui não é questão de qual deles é melhor, mas qual deles é mais adequado para o que o utilizador busca fazer, qual deles traz as ferramentas mais apropriadas para o máximo de praticabilidade em determinado trabalho. E o Photoroom, sem dúvidas, já garantiu o seu lugar entre as melhores plataformas para os mais diferentes usos.
Quanto às muitas apps de edição de imagens que eu já tinha no meu telemóvel (e eu já tive muitas), talvez eu as exclua quase todas e deixe apenas umas 3 – o Photoroom será uma delas.
O Photoroom está disponível nas plataformas: