Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Philips 34B1U5600 review: monitor excelente para trabalho e muito mais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

Philips 34B1U5600CH

Philips 34B1U5600
★★★★★5Excelente

O Philips 34B1U5600 é um excelente exemplar no mundo dos monitores que unem na perfeição trabalho e entretenimento. Fornece aos utilizadores uma experiência imersiva, pelo seu perfil ultrawide e curvo. No entanto, este aspeto curvo pode não ser para todos e o formato 21:9 não é o mais comum em conteúdo multimédia.

Com uma excelente qualidade de imagem e taxa de atualização, possui uma excelente adaptabilidade às condições de cada utilizador com ergonomia e sensores de luminosidade e presença. Tem bastantes portas e webcam integradas e pode também servir como Hub.

Prós
  • Perfil ultrawide curvo 21:9 fornece experiência imersiva

  • Excelente qualidade de imagem e taxa de atualização de 120 Hz

  • Ótima ergonomia e capacidade de se ajustar a vários cenários

  • Opções variadas de personalização no menu

  • Vasto leque de portas, com Hub e carregamento até 100 W

  • Sensor de luminosidade e presença do utilizador

Contras
  • Nem todos os conteúdos multimédia são adequados ao formato 21:9

  • Perfil curvo não é para todos os utilizadores

  • Colunas incorporadas dão apenas para o básico

O conceito de monitor perfeito para trabalho (e algo mais) é relativo, pois cada utilizador tem necessidades diferentes. Entre os modelos que já testei, o 34B1U5600 da Philips é provavelmente o que fica mais perto desse desígnio.

Monitor Philips 34B1U5600

Philips 34B1U5600

Tipo: LCD VA
Tamanho: 34 polegadas
Resolução máxima HDMI: 3440 x 1440 a 100 Hz; DP/USB-C: 3440 x 1440 a 120 Hz
Densidade de píxeis: 110 ppi
Tempo de resposta: 4 ms
Cores do ecrã: 16,7 milhões (8 bits)

Testei-o ao longo das últimas semanas e neste artigo trago-te a minha experiência com o mesmo após uma utilização diária. Esta é a minha visão de como este monitor pode impactar positivamente o trabalho de criadores de conteúdo como eu. E claro, servir também aqueles que procuram usá-lo para entretenimento.

Philips 34B1U5600CH

Unboxing

A experiência de unboxing do 34B1U5600CH é excelente. O monitor traz tudo o que precisas para o começar a utilizar. Além do próprio monitor, traz a base robusta que com apenas a montagem de um parafuso e uns cliques é acoplada ao monitor.

Encontras ainda um cabo de alimentação, cabo HDMI, cabo DisplayPort e cabo USB-C para USB-C. Vem também a habitual documentação para o utilizador. No meu caso bastou acoplar o monitor à base, ligar a fonte de alimentação, ligar o cabo USB-C ao meu MacBook Air e começar a usar.

Philips 34B1U5600CH

A minha opinião sobre o Philips 34B1U5600CH

Design e tamanho

O design curvo e a proporção de 21:9 do Philips 34B1U5600 fornecem uma experiência visual imersiva, comparável em altura a monitores de 27 polegadas. Mas neste caso tens um campo de visão expandido.

Esta característica é particularmente benéfica para designers e editores de vídeo. Isto porque ficas com uma área de trabalho ampla sem comprometer a estética. E para aqueles que, como eu, gostam de ter vários separadores abertos, conseguimos ter aqui 3 em simultâneo com excelente visualização.

O design do monitor é bastante sóbrio, como se procura num ambiente de escritório (seja em casa ou não). O acabamento do painel LCD AV é mate, o que faz com que tenhamos reflexos bastante reduzidos.

Philips 34B1U5600CH

Há alguns anos os televisores curvos estavam na berra, mas rapidamente as marcas começaram a desistir dos mesmos. Mas quando estamos numa secretária, a apenas alguns centímetros do ecrã, um monitor como este faz sentido para utilizações como a minha para maior imersão. Mas claro, este é um ponto que pode não ser do agrado de todos os potenciais utilizadores.

Ergonomia e flexibilidade

O Philips 34B1U5600 é rei em ergonomia e flexibilidade. Isto porque permite-nos ajustar a rotação, tanto para a esquerda, como para a direita, a 180.º. Também conta com ajustes de inclinação entre 25 e -5.º e um excelente ajuste de altura até 180 mm.

Toda esta ergonomia dá ao monitor bastante flexibilidade de uso, principalmente pela facilidade com que o podemos rodar ou manejar em altura. Facilmente colocamos o computador em frente do mesmo e não perdemos nada na sua visualização.

Philips 34B1U5600CH

Resolução, taxa de atualização e qualidade de imagem

Com uma resolução de 3440 por 1440 píxeis, o 34B1U5600 é um monitor que se destaca na reprodução de detalhes e na precisão de cores. Esta resolução fornece imagens bastante nítidas e claras. Diria que é um monitor ideal para tarefas que exigem precisão visual, como design gráfico e edição de fotos.

A fluidez da imagem é assegurada por uma taxa de atualização de até 120 Hz e tempo de resposta mínimo de 4 milissegundos. Este é um grande atrativo para profissionais, mas também para gamers. E sim, a referida resolução mais alta pode ser combinada com a taxa de atualização de 120 Hz se o ligares por DisplayPort ou USB-C.

Philips 34B1U5600CH

Conectividade e portas

Este monitor é muito bem equipado em termos de conectividade. Na parte inferior traseira encontramos uma porta HDMI, uma DisplayPort, duas portas USB-C, uma porta RJ45 e duas portas USB-A.

De realçar que é uma destas portas USB-C que podes ligar diretamente ao teu computador, que assim comunicará diretamente com o monitor e que o vai também carregar. Mas as portas não se ficam por aqui.

A Philips colocou ainda mais duas portas USB-A e uma porta USB-C na lateral que te vão permitir carregar dispositivos que tenhas na secretária de forma facilitada. Também colocou lá uma entrada de jack 3,5 mm para ligarmos os auscultadores com fios diretamente no monitor.

Philips 34B1U5600CH

Este é um monitor que pode funcionar como um Hub. Isto significa que podes ligar o teu portátil ao monitor e simplesmente colocá-lo de lado fechado. Podes usar as outras portas do monitor para ligar um disco externo, um cabo de rede ou uns auscultadores. E o portátil fica a carregar até um máximo de 100 W.

Colunas, webcam e microfone integrados

Podes contar com duas colunas incorporadas de 5 W. Pode dizer-se que estas vão dar para o gasto diário de trabalho, se quiseres ouvir algo simples, ter música de fundo ou fazer uma videochamada de trabalho. No entanto, se o objetivo for ver filmes ou jogar neste monitor, o meu conselho será usares uns headphones ou um sistema de som complementar.

Um dos pontos fortes do monitor é a sua webcam integrada, compatível com Windows Hello. Esta esconde-se e aparece no topo do monitor com um simples clique. Conta com focagem automática e microfone duplo para redução de ruído.

Philips 34B1U5600CH

Não esperes uma qualidade de imagem fenomenal, que te dará para produção de conteúdos a usar esta webcam. No entanto, se o objetivo for fazer umas videochamadas de trabalho ou estudo, esta câmara é mais que suficiente para o efeito.

Menu e outras opções

O menu deste monitor é acessível através dos botões situados no canto inferior direito, onde também podemos ligar e desligar o mesmo. Esse mesmo menu encontra-se em português de Portugal, o que facilita bastante a sua utilização.

É lá que podes personalizar todos os parâmetros deste monitor (e podes crer que são muitos). Mas eu destacaria dois, que são o PowerSensor e o Light Sensor. O primeiro serve para poupares energia, desligando o monitor quando este não sentir movimento à sua frente.

Philips 34B1U5600CH

O segundo é o LightSensor, que basicamente vai adequar o nível de luminosidade do monitor à luminosidade presente no teu ambiente. Mas tens muitas outras opções, como os modos de LowBlue, que basicamente trata da tua saúde ocular reduzindo os níveis de luz azul no monitor.

Outra grande vantagem são os modos PIP (Picture in picture) e PBP (picture by picture). O primeiro permite-nos ter uma pequena janela onde podemos ligar uma segunda fonte (por exemplo uma Samsung DeX) e ver algum conteúdo extra nessa pequena janela. O PBP permite dividir basicamente o monitor ao meio e poderes ligar o mesmo a dois computadores diferentes.

Conclusão: um monitor perfeito para trabalho… e algo mais

Este monitor é uma escolha sólida tanto para ambientes profissionais quanto para entretenimento. É um monitor com um ecrã bastante amplo, com excelente qualidade de imagem e fluidez para produtividade ou lazer.

Philips 34B1U5600CH

É um equipamento que se destaca pela sua ergonomia e bastantes opções ao nível de conetividade e software. Dá aos utilizadores uma experiência bastante imersiva e ainda conta com webcam, microfone e Hub integrados para que nada te falte profissionalmente. Os sensores de presença e luminosidade também são excelentes adições.

Com um preço de lançamento 759 € não é dos monitores mais acessíveis, mas é seguramente dos mais completos que podes encontrar no mercado.

Monitor Philips 34B1U5600

Philips 34B1U5600

Tipo: LCD VA
Tamanho: 34 polegadas
Resolução máxima HDMI: 3440 x 1440 a 100 Hz; DP/USB-C: 3440 x 1440 a 120 Hz
Densidade de píxeis: 110 ppi
Tempo de resposta: 4 ms
Cores do ecrã: 16,7 milhões (8 bits)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.