A Peugeot consolidou a sua posição no mercado automóvel português. A marca francesa fechou o mês de março e, consequentemente, o primeiro trimestre de 2025, na liderança das vendas. De acordo com os dados oficiais da ACAP, a marca francesa foi a número um tanto no mercado total de veículos ligeiros (que junta Passageiros e Comerciais Ligeiros), como também em cada um destes segmentos de forma isolada.
Em termos de crescimento, a marca superou largamente a média do mercado nacional. Só no mês de março, a Peugeot matriculou um total de 3 064 viaturas ligeiras. Isto conferiu-lhe uma quota de mercado de 11,3%. Este volume representa um crescimento significativo de 17% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
É um valor bastante superior ao crescimento de 6% registado pelo mercado automóvel total no mesmo período. No segmento dos Veículos de Passageiros, a marca liderou com 2 620 unidades vendidas (10,7% de quota). Cresceu 22% num mercado que subiu apenas 8%. Já no segmento de Veículos Comerciais Ligeiros, a Peugeot comercializou 444 furgões, com a liderança a resultar numa quota de 17,1%.
Peugeot continua a liderar em todas as frentes
Esta tendência de liderança manteve-se quando olhamos para os números acumulados do primeiro trimestre de 2025. A Peugeot foi a marca mais vendida nas três frentes: no total somou 8 268 veículos comercializados, equivalendo a uma quota de 12,5%. No que diz respeito apenas aos Veículos de Passageiros, foi responsável por 6 494 matrículas (11,1% de quota). Entre os Comerciais Ligeiros, a liderança foi ainda mais expressiva, com 1 774 registos e uma quota de 23,2%.
No ercado de veículos 100% elétricos, a Peugeot também demonstrou um desempenho robusta. Tanto em março como no acumulado do primeiro trimestre, posicionou-se como a marca generalista mais vendida em Portugal. Ficou em segundo lugar no ranking geral que inclui todas as marcas (incluindo as premium ou exclusivamente elétricas).
No primeiro trimestre completo, a Peugeot vendeu 1 496 veículos elétricos, com uma quota de 11,6% neste segmento. O crescimento atingiu 133% face ao mesmo período de 2024, num mercado que cresceu na ordem dos 30%. No segmento específico dos Comerciais Ligeiros elétricos, a Peugeot foi líder de mercado no trimestre, com 189 unidades vendidas e 24,6% de quota.