A Peugeot acaba de fazer aquilo que muitos fãs esperavam (e outros talvez temessem). A mítica sigla GTi está de volta, mas agora num formato 100% elétrico. Foi esta sexta-feira, 13 de junho, em pleno ambiente das 24 Horas de Le Mans, que a marca francesa revelou ao mundo o novo Peugeot E-208 GTi.
Quarenta anos depois do lançamento do lendário 205 GTi, esta reinterpretação moderna para a era elétrica chega com números que prometem: 280 cavalos de potência, tração dianteira e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Posiciona-se como o "hot hatch" elétrico de segmento B com a melhor desempenho do mercado.
Design inspirado no legado GTi
Não se trata de um E-208 com mais potência, mas sim de uma homenagem ao legado GTi, e isso nota-se no design. A carroçaria está 30 mm mais baixa e as vias foram significativamente alargadas para uma postura mais agressiva e "agarrada" à estrada. As jantes de 18 polegadas têm a inscrição "Peugeot GTi" e um design perfurado que é uma referência direta às icónicas jantes do 205 GTi.
Os arcos das rodas, mais largos, são sublinhados por uma fina linha vermelha, outro piscar de olho ao clássico. No interior, o ambiente desportivo continua, com tapetes e cintos de segurança em vermelho vivo, e bancos desportivos específicos com encosto de cabeça integrado e acabamentos que prestam tributo tanto ao 205 GTi 1.6 como ao 1.9.
O desenvolvimento desta máquina esteve a cargo da Peugeot Sport. O chassis foi extensivamente modificado com molas e amortecedores específicos, uma barra estabilizadora traseira mais rígida e pneus de alta performance Michelin Pilot Sport Cup 2.
Para garantir que os 280 cv e 345 Nm de binário chegam bem ao chão, a tração dianteira é auxiliada por um diferencial de deslizamento limitado integrado na transmissão. O sistema de travagem também foi melhorado, com discos dianteiros de 355mm e pinças fixas de 4 pistões com a assinatura da Peugeot Sport.
Motor M4+ de 280 cv é o coração deste GTi elétrico
O coração deste GTi elétrico é o motor M4+ de 280 cv, alimentado por uma bateria de 54 kWh (da CATL). Esta conta com um sistema de arrefecimento e gestão otimizados para um uso mais desportivo. A autonomia anunciada em ciclo misto WLTP é de 350 km. No que toca ao carregamento, o E-208 GTi suporta potências de até 100 kW em corrente contínua.
Isto permite carregar a bateria dos 20% aos 80% em menos de 30 minutos. Numa Wallbox de 7,4 kW, a carga completa demora cerca de 4 horas e 40 minutos. Funções úteis como um planeador de viagens (Trip Planner) e V2L (Vehicle-to-Load), que te permite usar a bateria do carro para alimentar dispositivos externos, também marcam presença.
A bordo conta com o sistema de infotainment Peugoet i-Connect Advanced com navegação TomTom e conectividade sem fios para Apple CarPlay e Android Auto. A Peugeot afirma ainda a sua "promessa elétrica", que garante 8 anos ou 160 000 km para o veículo e para a bateria, a oferta de uma Wallbox e um cartão de carregamento.