A Peugeot continua a mostrar-se dominante no mercado automóvel português. Após de um primeiro trimestre forte, a marca do leão voltou a dominar completamente as tabelas de vendas em abril. Falamos do mercado total (Veículos de Passageiros + Veículos Comerciais Ligeiros), e também em cada um destes segmentos individualmente.
O crescimento da Peugeot foi de uns expressivos 31,3% face a abril de 2024. Esmagou por completo a média do mercado nacional, que subiu apenas 4,5%. Um dos grandes impulsionadores deste resultado foi a grande subida nas vendas dos seus modelos 100% elétricos.
Olhando para os números de abril, a Peugeot vendeu um total de 2 336 viaturas ligeiras. O que lhe deu uma quota de mercado de 11,0%. Foi no segmento de Veículos de Passageiros que o crescimento foi mais expressivo: +64,6% em relação a abril do ano passado, que é o maior crescimento entre as 15 marcas mais vendidas.
Vendas da Peugeot de 100% elétricos dispararam 179% face ao mesmo mês de 2024
Foram 1 932 carros entregues e a liderança assegurada com 10,3% de quota. Nos Veículos Comerciais Ligeiros, a marca também liderou com 404 furgões vendidos e 16,0% de quota. O desempenho nos veículos 100% elétricos foi particularmente notável em abril. As vendas da Peugeot deste tipo de veículos dispararam 179% face ao mesmo mês de 2024. O mercado a nível nacional cresceu "apenas" 26%.
Este resultado fez da Peugeot a marca mais vendida de elétricos em Portugal no mês de abril, com 415 unidades e 10,5% de quota neste segmento específico (incluindo 9,3% nos Passageiros e uns dominantes 28,2% nos Comerciais elétricos). Os resultados de abril reforçam a liderança da Peugeot no acumulado dos primeiros quatro meses de 2025 em Portugal. A marca é a número 1 no mercado total com 10 604 veículos vendidos e tem uma quota de 12,1% superior à de 2024.
Lidera também no acumulado dos Veículos de Passageiros, com 8 426 unidades e 10,9% de quota e nos Veículos Comerciais Ligeiros com 2 178 unidades e 21,4% de quota. Nos elétricos acumulados, é a marca generalista líder, com 1 911 unidades e 11,3% de quota. Destaca-se na liderança absoluta nos comerciais elétricos com 25,4% de quota.
O sucesso da marca em abril foi bem distribuído pelos seus modelos principais. O 208 liderou (501 unidades), seguido de perto pelo 2008 (468) e pelo 308 (405). O novo SUV 3008 também já mostra força com 312 unidades vendidas. Nos comerciais, o Partner, produzido em Mangualde, continua a ser o esteio da marca com 319 unidades.
Recordamos que o Citroën C3 foi o carro mais vendido em Portugal em abril.