A Pesquisa Google é o motor de pesquisa mais usado no mundo, contudo, ele tem de continuar a inovar. E o próximo passo que a Google quer dar nesse sentido será a integração de mais ferramentas de Inteligência Artificial no mesmo.
Graças a isso, este motor de busca está prestes a receber um novo modo para já conhecido como "AI Mode". Tal como já deves estar a imaginar, este tornará a Pesquisa mais inteligente interagindo com o utilizador como se de uma conversa se tratasse.
No futuro poderás "ter conversas" com a Pesquisa Google
Esta mudança foi avistada pela 9to5 Google no código da app da Pesquisa para o Android. Também conhecido como AIM, este modo mais inteligente trará um pouco daquilo que o Gemin Live é para o motor de pesquisa da empresa.
Uma das principais diferenças entre ambos os serviços é o que último passará a seu multimodal. Isto significa que poderás interagir com o mesmo por vários métodos, seja por voz, texto ou imagem.
Até o Google Lens terá uma maior integração com a Pesquisa. Isso significa que poderás usar fotografias tiradas com o smartphone ou que encontres na web para fazer pesquisas e obter os resultados mais adequados.
Uma das diferenças face à atual Pesquisa é que não receberás simplesmente uma lista de resultados. Poderás fazer questões adicionais ou interromper respostas para aprimorar os resultados de cada pesquisa.
O novo AI Mode estará acessível a partir da barra de navegação inferior da app Google. Pelo menos por enquanto, este modo está representado com o emoji "a piscar o olho".
Qual a diferença entre o Gemini Live e o AI Mode da Pesquisa?
Esta é uma das questões que se levanta perante os detalhes conhecidos. Todavia, é bastante difícil responder a esta questão, pelo menos por enquanto.
Nesta fase, tudo indica que ambos os serviços partilharão muitas semelhanças. E isso faz com que muitos questionem quando devem usar um modelo de IA ao invés do outro.
O principal diferenciador parece ser mesmo os métodos de interação que, no caso da AI Mode da Pesquisa, serão mais abrangentes. Certo é que o motor de pesquisa Google irá mudar drasticamente e que o diz é Sundar Pichai, CEO da Google.
À conversa com o New York Times, o executivo confirma que o seu motor de pesquisa vai "mudar drasticamente" em 2025. "Acho que vais ficar surpreendido, mesmo no início de 25, com o tipo de coisas novas que a Pesquisa pode fazer em comparação com onde está hoje."