Pesquisa Google vai começar a apresentar vídeos do TikTok e Instagram

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google confirmou recentemente que está a testar uma nova implementação nos seus resultados de pesquisa na aplicação Google em smartphones.

Já há algum tempo que testavam a implementação de curtos vídeos no Discovery, mas até agora tinham-se restrito a vídeos das suas próprias plataformas. Agora, tudo indica que a Google vai preferir dar algum "tempo de antena" a redes sociais como o Instagram e TikTok, numa tentativa de garantir a permanência dos utilizadores nas suas plataformas.

Até agora, sempre que te deparavas com uma ligação externa para estas redes sociais, eras transportado para as suas aplicações para que fosse possível assistires aos vídeos. Assim, acabarias eventualmente por abandonar a aplicação da Google. Com esta integração, as probabilidades de isso acontecer são reduzidas consideravelmente.

Os primeiros indícios destes testes foram publicados pelo utilizador @type_SEO no Twitter, que publicou uma captura de ecrã do seu Discovery onde são apresentados vários vídeos do Instagram e TikTok sob a secção "Short Videos".

TikTok e Instagram poderão ganhar uma maior integração na Pesquisa Google

Durante esta fase de testes, os utilizadores são direcionados para a versão web das redes sociais sempre que abrem um dos vídeos apresentados. Mesmo que tenha a aplicação nativa instalada no smartphone, não irá perguntar se desejas abrir o vídeo na aplicação.

Assim, ao abrir diretamente na aplicação Google, a probabilidade de voltares ao Google Discovery é muito maior. No entanto, esta integração poderá vir a ser muito maior.

Eventualmente, caso a Google decida continuar a investir neste tipo de implementações, é possível que os vídeos comecem a ser reproduzidos diretamente a partir dos resultados de pesquisa, garantindo assim a permanência dos utilizadores na plataforma.

Para já, a aparição desta nova secção "Short Videos" está limitada a determinados termos de pesquisa. Se quiseres testar a nova implementação, a forma mais prática será pesquisares por nomes de TikTokers populares como por exemplo Charli D'Amelio.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.