Pesquisa Google passará a ler-te em voz alta os resultados no computador

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A pesquisa Google é a frontpage da Internet para milhões de utilizadores diariamente. Escusado será dizer que este é o maior motor de busca do mundo, apresentando mais e melhor informação através dos vários formatos e dispositivos onde está presente.

Ainda assim, querendo sempre reforçar o seu motor de busca, a Google está agora a testar uma nova função que poderá ler os resultados da pesquisa ao utilizador. Esta implementação entregará a informação presente nos cartões (snippets) da pesquisa.

Ver, ler e futuramente ouvir os resultados da pesquisa Google

Em primeiro lugar, já devem ter reparado, ou pelo menos consultado um dos snippets de informação apresentados pela motor de busca da Google. São os pequenos cartões apresentados no topo, logo entre os primeiros resultados gerados após uma pesquisa.

A novidade estará já a ser apresentada aos utilizadores na Índia como parte de uma fase de testes alargada. Assim, poderemos ver gradualmente esta função a ser apresentada também na Europa e demais mercados em que a empresa norte-americana atue.

Tal como vemos acima, na publicação acima (tweet), além dos primeiros parágrafos de uma publicação que possa responder à querie, a questão colocada pelo utilizador, também teremos acesso à sua narração, aumentando a acessibilidade.

Implementação similar à presente na Assistente Google

O utilizador poderá assim ouvir os resultados da pesquisa Google. Mais concretamente, o trecho considerado de maior relevo pelo motor de busca e que melhor responde às questões do utilizador.

A sua utilidade é questionável, mas acreditamos que parte dos utilizadores possam aqui ver uma mais-valia. Se estiverem, por exemplo, a usar outro ecrã ou a trabalhar e queiram ficar a par dos resultados de uma determinada pesquisa poderão assim ouvir o que foi encontrado pelo Google.

A nova implementação deve ser gradualmente disponibilizada pela empresa norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

  • Aproveita os descontos e ofertas no lançamento do Chuwi CoreBook X
  • Apple A15: já sabemos o mais importante sobre o coração dos iPhone 13
  • Huawei confirma apresentação deste smartwatch já com o seu HarmonyOS
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.