Pesquisa Google passará a destacar imagens geradas por Inteligência Artificial

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google acaba de anunciar uma nova ferramenta que irá adicionar mais transparência aos resultados mostrados na Pesquisa Google. Em causa, uma ferramenta que irá rotular imagens criadas pela Inteligência Artificial (IA).

A novidade foi dada no blog oficial da empresa e é o mais recente esforço da mesma para uma maior transparência do conteúdo que vemos online. Para já, a Google refere apenas que esta ficará disponível nos próximos meses.

Imagens criadas ou modificadas com Inteligência Artificial não passarão despercebidas à Google

A Google refere que esta novidade foi criada para ajudar os utilizadores a “entender melhor como um determinado conteúdo foi criado e modificado”. Tudo resulta da entrada da Google num grupo de grandes tecnológicas que almejam combater a desinformação online.

Google

Este é um grupo composto por empresas como Microsoft, Amazon ou Adobe. O mesmo conta ainda com uma série de diretrizes (metadados de imagens) que a ajudarão a classificar corretamente este tipo de conteúdos.

Com efeito, a Google usará esse conjunto de diretrizes para rotular imagens criadas ou editadas através de ferramentas de IA. Portanto, serão apresentadas informações como a sua origem ou como e onde foi editada.

Assim sendo, quando encontrares uma imagem que questiones se a mesma é real ou não, a Google terá a resposta para ti. Tudo para que não sejas confrontado com informações falsas.

Estas informações ficarão um pouco escondidas

Infelizmente, estes rótulos ficarão um pouco escondidos demais, sobretudo para os utilizadores menos experientes. É que as informações já referidas serão adicionadas à opção “Acerca desta imagem”.

Ora, para aceder a este menu, o utilizador tem de abrir uma imagem, carregar no menu dos três acima da mesma e escolher essa opção. Ou seja, serão necessários vários passos até que cheguemos aos dados que procuramos.

Isto significa que aqueles que desconheçam a existência desta ferramenta, provavelmente nunca a utilizarão. Um cenário que podia ser revisto pela Google para disponibilizar estes dados de uma forma mais simples e objetiva.

Para concluir, dizer apenas que um estudo da Universidade de Waterloo revela que 61% das pessoas é capaz de distingui imagens reais de imagens geradas por IA. Nesse sentido, espera-se que esta novidade da Google permita aumentar um pouco mais estes números e adicionar maior transparência ao conteúdo disponível online.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.