Procurar por 'idiot' na Pesquisa Google dá-nos o Donald Trump. Porquê?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Tenho de começar por dizer que não estou aqui para fazer comentários políticos. Mas tenho de comentar o facto quese fizeres uma pesquisa Google nas imagens com a palavra 'idiot' traz-te uma carrada de imagens do Donald Trump. Mas porquê?

O Donald Trump está longe de ser o Presidente mais adorado do mundo. Ganhou as eleições de forma controversa e tem ideias que realmente não lembram a ninguém. Falo daquela muralha entre os Estados Unidos e o México.

Vê ainda: Samsung está a pensar acabar com a linha Galaxy Note

A sua visita ao Reino Unido e encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também não o deixaram em boas águas. Para além de ser criticado pelos habituais mídia americanos foi também criticado pelos seus apoiantes por não ter uma atitude mais defensiva do seu povo americano na conferência com o presidente da Rússia.

Eu sei que pode ser um pouco aborrecido ler isto mas tens de perceber o que motivou as pessoas a atacarem a pesquisa Google com a palavra idiot.

Donald Trump está no topo das pesquisas Google com a palavra "Idiot"

O algoritmo da Google pode ser muito avançado mas não é perfeito. A população em geral reuniu-se de forma a trazer a cara de Donald Trump ao topo da pesquisa Google com a palavra "idiot".

Passo a explicar. Se um website com algum calibre publica uma imagem de Donald Trump e refere que o nome dessa imagem é "Idiot" o algoritmo da Google vai pensar exatamente isso mesmo.

Claro que não chega um website para fazer isso. Foram milhares de imagens no Reddit publicadas pelos utilizadores com tais descrições. Aliás, esta ação foi tão forte que a música "American Idiot" dos GreenDay voltou às tendências. Tanto do Youtube como do Spotify.

A pesquisa Google pode ser realmente muito boa e automatizada mas a falta de pulso humano é evidente. Vemos isso com as "notícias falsas" (Fake News) que estão constantemente a invadir o nosso feed.

Não sabemos se a Google pretende fazer algo sobre a situação. Embora até concorde com o resultado da pesquisa não me parece que seja o resultado desejado para quem realmente procura por "Idiot".

Assuntos relevantes na 4gnews:

Gmail: Finalmente já podes adicionar GIF’s aos teus emails

Play Store mudará a forma como visualizas as aplicações

Honor Note 10 da Huawei poder ser apresentado no dia 30 de agosto

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.