comscore comscore
Home Mundo

Pesquisa Google está estragada? É o novo Artigo 11 em ação! ​

A menos que tenhas estado perdido no meio da selva durante os últimos meses, certamente já ouviste falar da polémica em torno do Artigo 13 e Artigo 11. Pois bem, a empresa de Mountain View está a testar um novo design para a Pesquisa Google de forma a cumprir com o Artigo 11 e não vais gostar do resultado.

O Parlamento Europeu já aprovou esta nova legislação, embora ainda não tenha sido aplicada (ainda). Muitos dizem que irá mudar a internet para sempre, outros dizem que tais afirmações é puro exagero.

Pesquisa Google Artigo 11

Pois bem, depois de veres estes testes da Google e os seus resultados de pesquisa, vais poder tirar as tuas próprias conclusões. O primeiro pensamento quando vemos o resultado na Pesquisa Google é “estragaram o Google!”. Ou ficas simplesmente a pensar que a tua internet está a falhar…

Pesquisa Google pode ficar totalmente inutilizável… ou simplesmente desaparecer

De forma muito resumida, o Artigo 11 vem fazer com que os agregadores de links tenham a obrigação de pagar às fontes das notícias, sempre que utilizarem as chamadas ‘snippets’. Basicamente, as ‘snippets’ são tudo o que vês nos resultados da Pesquisa Google.

Os resultados na imagem em baixo, demonstram uma página de resultados de pesquisa, onde nenhum dos conteúdos apresentados infringem qualquer alínea do Artigo 11. Assim como seria de esperar, é totalmente inútil.

Pesquisa Google Artigo 11

Tal como refere o Android Police, muito provavelmente a Google irá poder incluir alguns títulos. Ainda assim, o resultado final seria certamente deplorável. Uma das possíveis alternativas seria a empresa selecionar apenas uma mão-cheia de fontes, e resolver pagar pelas licenças.

No meio de tantas incertezas sobre o que o futuro nos reserva no que respeita ao ‘aspeto’ da internet. Uma coisa é certa, os utilizadores irão acabar por pagar o preço final. Relembro que em Espanha, aprovaram em 2014 uma legislação idêntica ao Artigo 11, resultando no encerramento do serviço da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Relógio da Google pode estar a caminho com esta compra! ​

Google pretende melhorar a experiência de jogos no Android ​

Google Play Store cresceu mais do que a Apple Store ​

Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!