Pesquisa Google tem funcionalidade que te vai dar mais segurança!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

As fontes de informação online são cada vez mais, mas isso não significa que tudo o que encontras na Internet seja credível. Sendo a ferramenta mais utilizada em todas as plataformas, a Pesquisa Google começa hoje a receber uma nova funcionalidade que vai ajudar os utilizadores a ter mais segurança e contexto para as suas pesquisas.

A implementação deverá ser feita de forma faseada, sendo que pode ainda não aparecer em todo o tipo de pesquisas ou em todos os idiomas.

Os resultados de pesquisa Google vão começar a apresentar uma nova opção para mostra informações adicionais sobre a fonte que publicou a notícia, antes de a abrires. Ao clicares nos "três pontos" no canto superior direito do cartão vai-te ser apresentado um pop-up com informação sobre a fonte.

Nesta janela flutuante vais encontrar detalhes sobre o site que vais aceder, com uma rápida descrição, possível link para a Wikipédia, informação sobre a segurança da ligação e ainda o link completo da notícia em questão.

Google continua a desenvolver ferramentas para combater Fake News

Esta é a mais recente implementação da Google no seu motor de pesquisa, com o objetivo de combater a publicação e propagação de Fake News, um dos seus maiores desafios de sempre.

Com esta nova ferramenta, a responsabilidade irá recair também sobre os utilizadores, que não terão desculpas para não garantir que as informações que vão consultar são de fonte segura.

A Google vai apresentar descrições personalizadas consoante o tipo de conteúdo apresentado pelo site em questão e, caso não esteja disponível informação na Wikipédia, vão apresentar um resumo de acordo com as informações recolhidas aquando da indexação do site.

Além disso, quando é apresentada esta janela flutuante, ganhas também rápido acesso às tuas opções de privacidade, através de um botão posicionado no fundo da janela.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome: a ferramenta que faltava no Android
  • Google Maps: uma das primeiras grandes novidades de 2021 chegou ao Android
  • Xiaomi: coluna inteligente com Google Assistant chegou a Portugal
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.