Pesquisa Google no teu Android tem uma nova funcionalidade

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante os últimos anos, vimos um grande crescimento e desenvolvimento das assistentes virtuais nos smartphones e em todos os 'gadgets inteligentes', os comandos de voz tornaram-se cada vez mais populares.

Cada vez mais, a realização de inúmeras tarefas utilizando apenas comandos de voz se tornou um ato banal. No entanto, por motivos que desconhecemos, a Pesquisa Google para Android ainda não suportava este tipo de comandos.

No entanto, a empresa de Mountain View decidiu finalmente disponibilizar esta funcionalidade, começando com os smartphones Android. Agora, quando acederes à página da Google no teu Android, vais poder ver o ícone do microfone no final da caixa de pesquisa.

Pesquisa Google para Android vai finalmente conseguir 'ouvir-te'

É claro que já podias realizar pesquisas utilizando comandos de voz, mas apenas através da Google Assistant. Agora, vai também ser possível através da Pesquisa Google. Ainda que não seja uma implementação de grande destaque, é um pequeno detalhe que a Google já devia ter 'resolvido' há muito tempo.

A utilização desta nova funcionalidade é tão simples como se poderia imaginar. Ao clicar no novo ícone pela primeira vez, terás de aceitar as permissões de acesso ao microfone. Depois, é-te apresentado um ecrã branco com a ordem "Speak now".

Assim como acontece na Google Assistant, caso a tua pergunta seja bastante simples ("que horas são?", "como está o tempo?", ou algo parecido) vais receber a resposta áudio. Por outro lado, se a tua pergunta for mais complexa, ser-te-á apresentada uma lista de resultados de pesquisa.

Por fim, será esta nova implementação indispensável e digna de grande destaque? Muito provavelmente não. Ainda assim, é sempre com bons olhos que vemos chegarem novas implementações, que cheguem com o objetivo de melhor a experiência de utilização.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store está a dar problemas. Eis a solução!

Google Chrome: Aplicação vai facilitar a partilha de links nos smartphones

Google Play Store: 20 aplicações Premium que estão agora Grátis!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.