Uma tendência perigosa do TikTok pode aumentar as hipóteses de desenvolver cancro, alertaram os especialistas do NHS.
O Queen Victoria Hospital Foundation Trust advertiu o público contra o "sunburning" - um fenómeno incentivado por vários influenciadores das redes sociais em que as pessoas evitam usar protetor solar para dar à sua pele um "impulso saudável" ou até mesmo queimá-la intencionalmente para "curar o acne".
Uma "trend"que representa sérios perigos para a saúde
"Tendências como esta não só representam perigos imediatos, mas têm também o potencial de causar problemas de saúde para toda a vida", disse Sam Orkar, diretor clínico dos serviços de cirurgia plástica e queimaduras do hospital de Queen Victoria.
O responsável apelou às pessoas para cuidarem de si próprias com protetor solar e utilizarem tratamentos "mais seguros" para as doenças da pele, como o caso do acne
O TikTok foi contactado pela BBC para comentar o assunto, no entanto, a empresa ainda não fez qualquer comentário sobre o tema.
A autoridade sanitária afirmou que um número alto de episódios de queimaduras solares ao longo da vida aumentam exponencialmente o risco de desenvolver cancro da pele, bem como o envelhecimento físico prematuro.
O hospital de Queen Victoria afirmou que atende cerca de 700 doentes com cancro da pele por ano, provenientes das áreas próximas do seu estabelecimento e que, além disso, este número aumenta de ano para ano.
O melanoma é o quinto tipo de cancro mais comum no Reino Unido, afirmou Orkar.
A Cancer Research UK prevê que este ano seja diagnosticado um número recorde de 20 800 casos de cancro da pele do tipo melanoma, contra uma média anual de 19 300 entre 2020 e 2022.
O crescimento de práticas prejudiciais como o "sunburning", incentivadas muitas vezes por influenciadores nas redes sociais, sublinha a urgência de uma educação robusta sobre os riscos a longo prazo da exposição solar desprotegida, como o cancro da pele. Além disso, denota também a necessidade de um discernimento crítico diante das tendências digitais, que muitas vezes promovem comportamentos perigosos em nome de modas irresponsáveis.