Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Patrão do ChatGPT reforça que programadores serão substituídos pela IA

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos temas mais quentes com o crescimento da Inteligência Artificial nos últimos anos é o futuro de algumas profissões. Segundo alguns especialistas, uma das profissões que pode estar em risco é a de programador.

Jensen Huang. CEO da Nvidia, foi um dos primeiros a defender essa tese e agora temos mais um nome relevante do panorama tecnológico a partilhar essa visão. Falo de Sam Altman, CEO do ChatGPT, que também acredita que a IA pode substituir os programadores.

Programadores serão gradualmente substituídos pela IA

Foi durante uma entrevista concedida à Stratechery que Altman defendeu a sua opinião sobre este tema. Ele assumiu que modelos de IA como o seu poderão, gradualmente, reduzir a necessidade de contratar engenheiros de software.

Sam Altman IA

"Quer dizer, a minha suposição básica é que cada engenheiro de software fará muito, muito mais por um tempo. E então, em algum momento, sim, talvez precisemos de menos engenheiros de software."

O presidente executivo da OpenAI admite que esta transição será gradual. Ou seja, a substituição de programadores humanos por agentes de IA não será imediata, mas acabará eventualmente por acontecer.

“Acho que em muitas empresas provavelmente já passou dos 50%. Mas a grande novidade, eu acho, virá com a codificação por agentes, que ainda ninguém faz verdadeiramente".

Esta visão da programação e da Inteligência Artificial é partilhada por outras vozes. Por exemplo, o CEO da Salesforce admitiu recentemente que a empresa está a ponderar seriamente a necessidade de contratar engenheiros de software em 2025.

Futuro pode passar pela especialização em ferramentas de IA

Olhando para o futuro, o CEO da OpenAI fala na importância do domínio de ferramentas de IA. Este pode ser o melhor caminho a seguir por vários estudantes, tal como era a especialização em desenvolvimento de código no seu tempo.

"A tática óbvia é simplesmente ficar muito bom em usar ferramentas de IA. Como quando eu me formava no último ano do ensino médio, a tática óbvia era ficar muito bom em codificação. E esta é a nova versão disso."

Como podes ver, o debate sobre o futuro da programação com a evolução da IA ainda dá muito que falar. Muitos debatem sobre os prós e os contras deste cenário, mas uma coisa é certa: ainda não será nos próximos anos.

Tal como se notou nos últimos meses, a IA ainda não está pronta para assumir este papel. Vários programadores profissionais já deram a conhecer vários erros cometidos pelos atuais agentes de IA.

Por outro lado, há uma ferramenta de IA que já se recusou a gerar código após cerca de 800 linhas. Chegado a esse limite, ela questionou o humano se este queria que ela fizesse o programa todo por ele, sugerindo-lhe que fosse aprender a programar.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.