Patente do relógio da Google promete revolucionar os smartwatches!

Filipe Alves
Comentar

Já há muito que se fala num relógio da Google. Um smartwatch com o nome "Pixel" que podia chegar para mostrar aos fabricantes que utilizam WearOS (sistema da Google nos smartwatches) como é que se faz um relógio inteligente.

Pois bem, esta patente não nos garante nada, contudo, dá-nos um bom vislumbre naquilo que a Google tem vindo a trabalhar nos últimos anos. Se tal acontecer, poderás esperar um smartwatch que revolucionará o mundo wearable.

Controlar o smartwatch com gestos de pulso

relógio Google, smartwatch

A patente revela que a Google encontrou uma forma de controlar o smartwatch com gestos no pulso. Uma tecnologia que vimos chegar no Google Pixel 4 com o MotionSense e baseada no Project Soli (que podes ver o vídeo da apresentação abaixo).

Ou seja, com pequenos gestos de pulso, o utilizador conseguiria interagir com o smartwatch ou aplicações dentro deste pequeno relógio da Google.

Patente Google smartwatch relógio da Google

Por exemplo (e estamos a sonhar um pouco), imagina que podes abrir a porta da garagem, simplesmente com um gesto de pulso para cima com a aplicação dentro do smartwatch. Ou então aumentar volume da música nas tuas colunas inteligentes simplesmente a "esfregar dois dedos".

Estes são exemplos um pouco exagerados, porém, é para onde a tecnologia nos leva. Um verdadeiro "Minority Report" sem luvas mágicas que nos deixam interagir com o mundo à nossa volta.

Relógio da Google precisa mesmo de aparecer

Sinto que os smartwatches estão como o mundo Android estava há uns anos. Antes da Google revelar o seu Google Pixel. Todos querem fazer algo diferente com o hardware, todavia, a integração com o software é um pesadelo. Exemplo disso é um relógio inteligente da Fossil que aqui tenho.

É lindo no que toca ao design, mas perde-se em funcionalidades desnecessárias e botões que pouco conseguem fazer. Além disso, perde por ter demasiado swipes para chegar onde preciso de chegar. Em suma, precisamos mesmo de um relógio da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.