Patente da OPPO revela uma ideia original para a câmara frontal do smartphone

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A OPPO é uma das fabricantes chinesas que mais vai apostando na inovação do design dos seus smartphones. Durante os últimos meses, o grande foco tem sido diferentes abordagens à forma como integra a câmara frontal, sem 'roubar' espaço ao ecrã.

A mais recente patente apresenta uma nova ideia, diferente de todas as que já vimos ser implementadas até hoje. O design apresenta um módulo fotográfico com forma de 'meia-lua' que, é rodado sempre que se quer utilizar a câmara frontal. No entanto, sempre que é ativada, parece ficar um espaço considerável 'aberto' na traseira do smartphone.

Depois de lançar o OPPO Find X no ano passado com um mecanismo automático que escondia a câmara frontal (e traseira) no seu 'esqueleto', este ano já vimos ser apresentado o OPPO Reno, com uma câmara 'barbatana de tubarão'. Ainda que possa parecer um pouco peculiar, não é totalmente descabido imaginar que poderão realmente transformar estes esquemas num novo smartphone.

Um design com potencial que precisa apenas de alguns ajustes

No que respeita ao resto do seu design, teria tudo para ser um sucesso, pelo menos tendo em consideração este esquema. O painel frontal chegaria com margens praticamente inexistentes e uniformes em todas as extremidades. À direita podemos encontrar o botão de bloqueio, acompanhado pela bandeja de cartões. No lado oposto, estariam apenas os botões para controlar o volume.

Por outro lado, no topo do smartphone está apenas presente o módulo fotográfico rotativo. Assim, caso viesse a chegar com entrada áudio Jack 3,5mm, apenas poderia posicionar-se ao lado da entrada de carregamento.

Ainda que se apresente como um design muito interessante e garantidamente diferente de tudo o que vimos até agora, há ainda detalhes que parecem necessitar de vários ajustes.

Volto a realçar o espaço 'aberto' que parece ficar no painel traseiro quando a câmara está em utilização. Como seria preenchido aquele vazio? Caso não seja preenchido de todo, parece que poderá aumentar o risco de danos ao possível ecrã OLED.

No entanto, a OPPO já comprovou várias vezes que é uma fabricante que sabe o que faz no que respeita a designs inovadores. Muito provavelmente já têm planos bem delineados para a implementação desta nova câmara fotográfica rotativa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 20 Pro volta a ser inserido no programa Android Q Beta: entende o que significa
  • Samsung Galaxy M40 tem especificações confirmadas e a bateria será o ponto fraco
  • Confirma-se! Xiaomi Mi 9T não será um topo de gama
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.