Algumas fabricantes mentem nos 'patch de segurança' das atualizações Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O sistema operativo Android é brilhante. Para além de ser livre e ter milhões de aplicações na Google Play Store, dá ainda ao utilizador imensas formas de personalização o software do smartphone.

Porém, nem tudo é perfeito. O sistema operativo da Google falha redondamente nas atualizações dos smartphone. Visto que são centenas de fabricantes a utilizar o sistema, muitas delas não se preocupam com atualizações de sistema.

Vê ainda: Qualcomm Snapdragon 710 será o coração de dois novos Xiaomi

Isto faz com que a fragmentação do sistema seja enorme. Neste momento pouco mais de 1% dos equipamentos Android oferecem a última versão do Android Oreo. Isto é preocupante.

A Google tem tentado criar soluções de forma a agilizar os processos de atualização. O Project Treble, que chega em todos os smartphones com Android Android Oreo 8.1 é uma das soluções.

O sistema Android é único mas a fragmentação é preocupante

O project Treble dá a possibilidade às empresas de atualizar os ficheiros mais relevantes do sistema sem que para isso tenham de mudar tudo no seu User Interface. Mas o problema é maior do que se pensava.

De acordo com a publicação do Wired, onde mostrou resultados da empresa "Security Research Labs", muitos fabricantes de smartphones Android estão a mentir aos seus utilizadores.

Estas pequenas mentiras resultam na omissão de "Patch de segurança" do sistema operativo nos equipamentos. De acordo com o Security Research Labs, fabricantes como Samsung, Motorola e Sony estão envolvidas.

Se propositadamente ou não, ainda não se sabe. O que está a ser afirmado é que as marcas enviam as atualizações com a informação do último "Patch de segurança", porém, o patch não está no sistema interno. Mesmo que dizendo nas definições que está instalado.

Este é obviamente um enorme problema para os utilizadores. Os patch de segurança são uma das poucas formas dos utilizadores terem o seu smartphone protegido face aos malwares que vão sendo publicados em tudo quanto é local da internet. Este é um assunto preocupante e que certamente ouviremos mais em breve.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Instagram. Tal como no Facebook, será possível descarregar fotos e vídeos

Gionee pode encerrar devido às dívidas de jogo do CEO

Huawei poderá antecipar-se à Samsung e trazer um smartphone dobrável

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.