Passwords: uma em cada seis pessoas usa o nome do seu animal de estimação

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O alerta volta a ser dado pela agência de segurança ESET. Mantém-se a tendência de facilitismo no uso das palavras-passe ou passwords que podem colocar o utilizador em risco. Note-se que esta prática usa passwords facilmente adivinháveis.

A conclusão baseia-se num estudo recente realizado no Reino Unido. A pesquisa revelou que uma em cada seis pessoas utiliza o nome do seu animal de estimação como password. É um perigo para o qual a empresa de cibersegurança chama a atenção.

Continuamos a usar o nome dos nossos animais de estimação como password comum

O problema da utilização de nomes comuns (mesmo os dos nossos animais de estimação) em passwords, é que podem ser descobertos a partir de ataques baseados em dicionários. De igual modo, podem ser facilmente obtidos através de técnicas de engenharia social. Mais concretamente, a partir dos perfis públicos dos utilizadores nas redes sociais.

O mesmo estudo, realizado pelo United Kingdom’s National Cyber Security Center (NCSC) descobriu que outras password populares, a saber:

  • Nomes de familiares (14%),
  • datas importantes do utilizador, como nascimento ou casamento (13%),
  • Nome do seu clube desportivo favorito (6%)
  • Utilização da palavra "password" como palavra-passe (6%)

“Sem nos apercebermos, partilhamos imensos dados sobre as nossas vidas através das redes sociais. Isto inclui posts que podem facilmente ser observados por cibercriminosos. Publicações que são capazes de revelar os nomes dos nossos animais de estimação, familiares e amigos ou datas relevantes”, comentou a propósito Ricardo Neves, Marketing Manager da ESET Portugal.

O uso de passwords facilmente adivinháveis coloca o utilizador em risco

É por isso que é importante nunca usarmos este tipo de nomes como password. Pelo contrário, devemos adotar práticas para a geração de passwords seguras, mas que, mesmo assim sejam fáceis de memorizar para nós.

A maior parte dos sites e serviços online recomenda a utilização de passwords com pelo menos 8 carateres, mas podemos usar muitos mais.

Uma técnica para a criação de uma password segura é usar uma frase (em vez de uma só palavra) que consista em três palavras, as quais podem ser separadas ou não por carateres especiais (£#@%, etc.) e/ou algarismos.

Note-se que muitas vezes requerida a utilização de mais do que apenas letras do alfabeto.

Há várias técnicas para a criação de passwords seguras e fáceis de memorizar

Outra alternativa é a utilização de uma aplicação de gestão de passwords, (protegida por uma password principal complexa). Trata-se de uma app capaz de gerir diferentes passwords de grande complexidade para cada website ou serviço que pretendemos proteger.

O estudo britânico, cujos resultados não são muito diferentes do que sucede em Portugal. Tendo em conta as semelhanças de comportamento entre os internautas europeus.

Por fim, aponta-se também que os utilizadores têm cada vez mais contas online. Atualmente, em média, cada utilizador revelou ter hoje pelo menos mais quatro contas do que em 2020. Partindo desta amostra, 6% revelou ter criado mais dez novas contas durante os últimos 12 meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • O teu iPhone tem um truque escondido para melhorar (muito) a Apple TV
  • Xiaomi Mi 11 pode ter um sério problema. Vê antes de comprar
  • Cyberpunk 2077: jogo vendeu perto de 14 milhões de cópias só em 2020
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.