As 10 Password's mais populares e inseguras de 2018

Rui Bacelar
Password segurança informática Reuters palavra palavras passe palavra passe
Algumas práticas pouco recomendáveis continuam a persistir...

A segurança das nossas informações e mesmo dos nossos dispositivos depende, em grande parte, do cuidado que dedicamos à sua proteção. Algo que numa primeira fase passa pela definição de uma simples palavra passe ou password.

Entretanto continuam a surgir brechas de segurança com o ciber crime a ser um dos temas mais recorrentes na pauta atual. Nesse sentido podemos ver o recente escândalo de segurança que afetou a rede social Facebook.

Vê ainda: PES 2019 Mobile já chegou apesar de início atribulado para Android e iOS

Pois bem, em primeiro lugar, não só várias empresas descuram este ponto bem como o utilizador comum. Duas faces da mesma moeda, descuidando algo tão básico e simples como a aplicação de uma palavra passe ou password.

Continuamos a utilizar palavras passe extremamente previsíveis como "password" ou "123456".

Quando esta simples e básica linha de proteção falha, expomos virtualmente todas as informações e detalhes financeiros. Tudo aquilo que se possa revelar de interesse para mentes menos honestas ou mal-intencionadas. Em suma, por vezes o método de "hacking" mais eficaz passa por tentar adivinhar o tipo de palavra passe ou password utilizada.

Sobretudo nos nossos smartphones ou computadores, dispositivos a que acedemos diariamente inúmeras vezes. Aí, a tentação de colocar uma password simbólica é particularmente notória tal como nos indica a SplashData.

Em segundo lugar, pelo quinto ano consecutivo a palavra passe mais utilizada em todo o mundo foi “123456”. Em segundo lugar temos outro clássico da ineficácia, a "password". Sim, isso mesmo...veja-se e seguida as 10 escolhas mais populares durante o ano de 2018.

Evitem utilizar uma palavra passe demasiado previsível

Em terceiro lugar podemos ver que certas tendências perduram. Por vezes pela simples razão de serem fáceis de memorizar ou fáceis de escrever. Contudo, lembrem-se que também são as palavras mais fáceis de adivinhar...

O Top 10 de 2018:

  • 123456
  • password
  • 123456789
  • 12345678
  • 12345
  • 111111
  • 1234567
  • sunshine
  • qwerty
  • iloveyou

Em suma, por muito tentador e fácil de memorizar que estas alternativas sejam, evitem facilitar a tarefa a todo e qualquer meliante...

Editores 4gnews recomendam:

Serviço de streaming bateu novo recorde em novembro

House of Cards: Um desfecho pouco satisfatório para a série

Yorn X passa a contemplar também a Netflix nos 5GB de dados para vídeo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).