Na preparação para as próximas Olimpíadas de Verão de 2024, Paris transformou a qualidade de vida na cidade com a redução de 40% da poluição no ar. E como o governo parisiense alcançou essa positiva mudança? Com um "truque simples": diminuiu os carros.
Como Paris diminuiu a dependência da cidade de carros
Para reduzir a quantidade de carros a rodar pelas ruas parisienses, o governo da cidade fez uma campanha para torná-la mais verde. Conforme destacou Mike Gagliardi é um pesquisador da equipe da NBC News, a principal meta foi reduzir a sua dependência de carros. E para isso, foram criadas várias medidas.
Nada de carros no centro
A medida mais simples foi a proibição de carros em grande parte do centro da cidade. A medida, cada vez mais comum em cidades de todo o mundo, cria ruas exclusivas para peões e resultam em cidades mais amigáveis. O aumento da circulação de pessoas a andar estimula os investimentos em acessibilidade e impulsiona a economia local com a criação de novos negócios nas ruas.
Carros menores
Para desestimular a utilização de carros desnecessariamente grandes, que desperdiçam energia, Paris triplicou as taxas de estacionamento para SUVs grandes. A ideia é que aqueles que precisa, de facto, do carro para mover-se pela cidade, faça-o pelo menos num carro menor.
Mais acessibilidade para peões e utilizadores de micromobilidade
Desde que assumiu a câmara de Paris pela primeira vez, há 10 anos, Anne Hidalgo tem apoiado ferozmente iniciativas para melhorar a acessibilidade de Paris a pedestres e usuários de micromobilidade, como ciclistas e condutores de trotinetes. A ideia é que, se é preciso utilizar menos carros, é preciso ter formas alternativas de transportes, algo que Paris já faz também com autocarros e metro.
Medidas causaram reclamações, mas deram resultado
Como seria esperado, as medidas foram alvo de reclamações de muitos quando foram aplicadas. São mudanças grandes nas rotinas das pessoas. Contudo, alguns de seus resultados foram vistos rapidamente. Mais negócios, ruas mais amigáveis e menos trânsito, por exemplo.
Já a longo prazo, temos a principal conquista de Paris: a cidade reduziu 40% da poluição do ar, comparado aos dados de 10 anos atrás. Como Mike Gagliardi, da NBC, destacou, Paris "transformou-se num exemplo brilhante do que muitos ativistas ambientais, planeadores urbanos e defensores do transporte público dizem que deveria ser o futuro das cidades em todo o mundo”.
As medidas tornaram-se exemplo do poderoso impacto que um planeamento urbano estratégico e as reformas dos transportes pode ter na qualidade de vida dos residentes de uma cidade.