Paranoid Android versão 7.3.0 está repleta de novidades e anti-BlueBorne

Rui Bacelar
Paranoid Android Blueborne 1
Novo update reforça a segurança e introduz novas funcionalidades

Provavelmente já conhecerás a Paranoid Android, uma das mais populares Custom ROM's ou ROM's personalizadas (extra-oficiais) para dispositivos Android. Hoje chegou a sua mais recente versão, a v7.3.0 que traz diversas mudanças, acrescente novas funcionalidades, reforça a qualidade fotográfica e vem corrigir a vulnerabilidade que podia servir de porta de entrada para o BlueBorne.

Vê ainda: Google Play Store com 5 jogos temporariamente gratuitos para Android

Sobre o BlueBorne, esta representa uma das maiores ameaças para os nossos dispositivos e não pode ser menosprezada. Trata-se de um perigoso vetor de acesso a qualquer dispositivo que utilize esta conexão. Sobre esta nova ameaça poderão saber mais aqui, na 4gnews.

Paranoid Android está agora na versão 7.3.0

A equipa de desenvolvedores da ROM Paranoid Android tem sido muito prolífica nas suas atualizações durante os últimos meses e, nesta última versão, o compromisso inicial em melhorar a qualidade da fotografia com esta ROM para Android foi reforçada, sendo esta uma das principais novidades.

Agora, a App (aplicação) da câmara fotográfica recebe novos modos de captura, novos controlos e mais parâmetros que podem ser ajustados pelo utilizador. Além disso, o processamento de imagem e qualidade final da mesma terá sido reforçada.

Paranoid Android Blueborne 1
A ROM Paranoid Android acaba de ser atualizada e está repleta de novidades, sobretudo para a App da câmara

As mudanças parecem simples (até demais) mas estão lá! Bastará fazeres um deslize para a direita ou para a esquerda e terás a opção de mudar / alternar automaticamente entre os modos Vídeo, Foto e Panorama. O botão do obturador está maior e mais facilmente identificável.

Poderás aceder directamente à galeria e ao deslizar para cima poderás encontrar algumas definições rápidas e interfaces de controlo para o modo HDR, a grelha para as fotografias e claro, se carregares no ícone das definições poderás encontrar ainda mais controlos dentro desta App da câmara.

Verdade seja dita, esta App ficou agora muito semelhante à da OnePlus e pessoalmente gosto de uma aplicação que seja simples, intuitiva mas sem descurar os controlos manuais para permitir ao utilizador um controlo total sobre a foto que quer capturar.

Ameaça BlueBorne foi neutralizada nesta Paranoid Android

Para além de ter um dos launchers mais simples e elegantes, esta ROM Paranoid Android está ainda mais segura e já inclui a proteção contra o vetor de ataque BlueBorne que tem aterrorizado vários utilizadores e motivado várias construtoras a atualizar prontamente os seus dispositivos.

Paranoid Android Blueborne 1
Mudanças para o launcher desta ROM

Trata-se de um launcher coerente, elegante, estável e repleto de funcionalidades sem se tornar pesado ou obstrutivo. Dá-te também uma forte personalização do teu ecrã inicial se assim o desejares. Terás opções para controlar quase todos os aspectos funcionais e visuais do ecrã inicial.

Lista de melhorias para qualquer dispositivo com a Paranoid Android :

  • App da câmara fotográfica a "Paranoid Camera" aprimorada
  • Novas funcionalidades para o Launcher
  • Correções de erros e melhoria da estabilidade do Launcher
  • Suporte experimental para o motor de cores "Substratum"
  • Novas correções e melhorias de segurança
  • Proteção contra o vetor de ataque BlueBorne
  • Correção de erros na localização GPS para aplicações como a Waze e outras
  • Correção de incompatibilidades
  • Melhorias na estabilidade da conexão Bluetooth
  • Melhorias gerais de performance e desempenho
  • Melhoria na gestão de memória RAM

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, utilizas alguma Custom ROM como esta Paranoid Android?

Outros assuntos relevantes:

Apple, o iPhone 8 Plus é o teu melhor smartphone

Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

Google Play Store com 5 jogos temporariamente gratuitos para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).