Paranoid Android versão 7.3.0 está repleta de novidades e anti-BlueBorne

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Provavelmente já conhecerás a Paranoid Android, uma das mais populares Custom ROM's ou ROM's personalizadas (extra-oficiais) para dispositivos Android. Hoje chegou a sua mais recente versão, a v7.3.0 que traz diversas mudanças, acrescente novas funcionalidades, reforça a qualidade fotográfica e vem corrigir a vulnerabilidade que podia servir de porta de entrada para o BlueBorne.

Vê ainda: aqui, na 4gnews.

Paranoid Android está agora na versão 7.3.0

A equipa de desenvolvedores da ROM Paranoid Android tem sido muito prolífica nas suas atualizações durante os últimos meses e, nesta última versão, o compromisso inicial em melhorar a qualidade da fotografia com esta ROM para Android foi reforçada, sendo esta uma das principais novidades.

Agora, a App (aplicação) da câmara fotográfica recebe novos modos de captura, novos controlos e mais parâmetros que podem ser ajustados pelo utilizador. Além disso, o processamento de imagem e qualidade final da mesma terá sido reforçada.

As mudanças parecem simples (até demais) mas estão lá! Bastará fazeres um deslize para a direita ou para a esquerda e terás a opção de mudar / alternar automaticamente entre os modos Vídeo, Foto e Panorama. O botão do obturador está maior e mais facilmente identificável.

Poderás aceder directamente à galeria e ao deslizar para cima poderás encontrar algumas definições rápidas e interfaces de controlo para o modo HDR, a grelha para as fotografias e claro, se carregares no ícone das definições poderás encontrar ainda mais controlos dentro desta App da câmara.

Verdade seja dita, esta App ficou agora muito semelhante à da OnePlus e pessoalmente gosto de uma aplicação que seja simples, intuitiva mas sem descurar os controlos manuais para permitir ao utilizador um controlo total sobre a foto que quer capturar.

Ameaça BlueBorne foi neutralizada nesta Paranoid Android

Para além de ter um dos launchers mais simples e elegantes, esta ROM Paranoid Android está ainda mais segura e já inclui a proteção contra o vetor de ataque BlueBorne que tem aterrorizado vários utilizadores e motivado várias construtoras a atualizar prontamente os seus dispositivos.

Trata-se de um launcher coerente, elegante, estável e repleto de funcionalidades sem se tornar pesado ou obstrutivo. Dá-te também uma forte personalização do teu ecrã inicial se assim o desejares. Terás opções para controlar quase todos os aspectos funcionais e visuais do ecrã inicial.

Lista de melhorias para qualquer dispositivo com a Paranoid Android :

  • App da câmara fotográfica a "Paranoid Camera" aprimorada
  • Novas funcionalidades para o Launcher
  • Correções de erros e melhoria da estabilidade do Launcher
  • Suporte experimental para o motor de cores "Substratum"
  • Novas correções e melhorias de segurança
  • Proteção contra o vetor de ataque BlueBorne
  • Correção de erros na localização GPS para aplicações como a Waze e outras
  • Correção de incompatibilidades
  • Melhorias na estabilidade da conexão Bluetooth
  • Melhorias gerais de performance e desempenho
  • Melhoria na gestão de memória RAM

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, utilizas alguma Custom ROM como esta Paranoid Android?

Outros assuntos relevantes:

Apple, o iPhone 8 Plus é o teu melhor smartphone

a 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

d

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.