Pandemia COVID-19 cria uma queda de quase 40% na venda de smartphones

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A pandemia COVID-19, também conhecida por Coronavírus, está a arruinar a economia em muitos aspetos. Como seria de esperar, a venda de smartphones também está a ser seriamente afetada pela doença.

Segundo a Strategy Analytics, a venda de smartphones caiu 39% face ao ano anterior. Isto porque os fabricantes ficaram com as linhas de produção interrompidas e a quarentena também não está a ajudar no cenário.

Todas as fabricantes de smartphones sofreram fortes quedas

Escusado será dizer que a pandemia não escolheu determinadas fabricantes para sacrificar. Todas as marcas tiveram uma queda forte e esperada. Visto que a maior parte dos produtos eletrónicos são fabricados na China. Onde a epidemia começou.

Esta situação só agravou o problema anterior da Huawei. A Huawei tinha sido banida de utilizar serviços Google nos seus smartphones e agora com esta queda de vendas, a marca está longe de conseguir igualar os números anteriores. Principalmente na Europa.

Na China as coisas não estão assim tão mal para a Huawei. Ainda que as vendas tenham baixado devido ao COVID-19, os serviços Google não são permitidos no país. Assim sendo, indiferentes para os utilizadores e na sua escolha de um novo smartphone.

Xiaomi ultrapassa pela primeira vez a Huawei

Ainda ontem referimos que a Xiaomi conseguiu pela primeira vez ultrapassar a Huawei. Foi apenas no mês de fevereiro, porém, promete uma luta mais acesa.

Nessa mesmo análise temos os seguintes dados:

Fabricante Vendas Fevereiro 2020 (Milhões de unidades)
Samsung 18.2
Apple 10.2
Xiaomi 6.0
Huawei 5.5
OPPO 4.0
Vivo 3.6

O mercado de smartphones está mais competitivo que nunca. A Xiaomi está a atacar de forma impressionante, a Samsung a criar telemóveis intermediários elegantes e de qualidade e a Apple continua a cativar os seus utilizadores e a cativar novos.

Esperemos apenas que esta batalha perdure por mais tempo. Esperemos ainda que a pandemia abrande. Tem sido angustiante para o mundo ver a situação em que estamos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi é a 3ª maior fabricante do mundo! Huawei caiu para a 4ª posição
  • Cadeado da Xiaomi com sensor de impressões digitais está a um preço fantástico
  • Google Play Store: 10 jogos grátis que não podes perder!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.