Palm Phone é o novo companheiro da TCL para o teu smartphone!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

No seu auge durante os últimos anos da década de 90, a norte-americana Palm era sinónimo de comunicação móvel e pessoal. Por outras palavras, os seus PDA's dominavam o panorama tecnológico de outrora. Já mais recentemente, esta empresa liderou o desenvolvimento do sistema operativo Smart TV's da LG. Agora dá-nos um novo dispositivo móvel, o Palm Phone com o sistema Android Oreo 8.1.

Em primeiro lugar, desde os seus tempos áureos que uma junção de vários fatores ditariam a sua quase insolvência. Já mais recentemente, em 2011 seria adquirida pela HP e nem mesmo o seu webOS salvaria a empresa.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 3: Já há data oficial de apresentação do novo Android

Continuando em espiral recessiva, a Palm seria novamente vendida à chinesa Verizon Wireless. Aí terá um preço de venda ao público de 349 dólares ou cerca de 301 euros à atual taxa de conversão.

Chegou o novo Palm Phone!

Em terceiro lugar o produto chama-se apenas "Palm", somente isso. Trata-se de um produto com um preço considerável e que, apesar de ter conectividade LTE não consegue sequer fazer chamadas. Isto sem estar emparelhado com um smartphone. Pois bem, este Palm é mais um acessório do que propriamente um telemóvel. Na prática sendo um complemento para o teu smartphone existente. Por conseguinte, qual será a utilidade prática do novo Palm no dia-a-dia? Vejamos...

O seu tamanho é muito compacto, muito similar a um típico cartão multibanco - 96.6 x 50.6mm - pesando apenas 62.5 gramas. Em suma, caberá perfeitamente em qualquer tipo de bolso e mal darás por ele. Já o seu sistema operativo é o Android Oreo 8.1 da Google com um launcher muito simples.

Será uma curiosidade tecnológica mais do que qualquer outras coisa. Mais ainda, destina-se apenas aos clientes da Verizon, sendo um dispositivo de companhia ou complemento para o teu smartphone atual.

Não é um smartphone, não faz chamadas por si, tem conectividade 4G LTE

Por conseguinte o novo Palm Phone terá o mesmo número de telefone do smartphone principal. Mais ainda, será perfeitamente compatível com dispositivos iOS e Android, sendo capaz de sincronizar todas as chamadas e notificações do dispositivo principal.

Olhando para as suas especificações técnicas temos aqui em primeiro lugar um ecrã de 3.3 polegadas de diagonal, tecnologia IPS LCD. Temos também uma elevada densidade de pixéis por polegada - 445 ppp.

Em segundo lugar temos a resistência IP68 (à prova de água e poeira). Temos também o vidro Gorilla Glass da Corning para lhe acrescentar resistência aos riscos e quedas, tudo isto num corpo extremamente compacto e de margens arredondadas e ergonómicas.

Em terceiro lugar temos uma câmara frontal de 8MP para selfies bem como uma câmara traseira de 12MP de resolução bem como o flash LED. Note-se que todo ele é construído em vidro, tendo uma estrutura e realces metálicos para acrescentar solidez ao terminal.

Utiliza o sistema operativo Android Oreo 8.1 da Google

Algo que merece ser destacado é o "Life Mode", um perfil que foi concebido para eliminar todas as distrações. Por outras palavras, desativa as notificações e silencia as chamadas e mensagens de texto que poderás receber, isto quando o ecrã está desligado.

Por conseguinte, assim que voltas a acordar o ecrã receberás todo o tipo de notificações pendentes. Isto é, ficarás a par de tudo o que aconteceu enquanto simplesmente aproveitavas a vida ou não querias (podias) ser incomodado / distraído.

Já no interior do Palm Phone temos o processador / plataforma móvel Qualcomm. Em segundo lugar temos também 3GB de memória RAM bem como 32GB de armazenamento interno.

O seu sistema operativo é o Android Oreo 8.1 da Google, tendo portanto suporte para a Google Assistant. Mais ainda, temos também a função de desbloqueio através do reconhecimento facial bem como uma bateria de 800mAh.

Apesar de diminuta, esta bateria de 800mAh promete uma autonomia de 3 dias em stand-by ou 1 dia de utilização normal - dados da marca. Podemos ainda salientar a presença de conectividade Bluetooth 4.2 LE, Wi-Fi 802.11 b/g/n bem como GPS e 4G LTE.

Poderá o Palm Phone ter algum sucesso em 2018?

É sem dúvida um acessório muito peculiar que se destina a um grupo muito restrito de consumidores. Apresenta-se como um novo acessório da TCL para quem quer um pequeno gadget para completar o seu smartphone principal.

É pequeno, dependente do teu smartphone e não é propriamente barato. Todavia, acredito que possa usufruir de algum sucesso junto do público norte-americano. Talvez mais pelo fator saudosismo do que propriamente pelo valor / utilidade do terminal em si.

Confirma-se assim a fuga de informação datada de 10 de agosto de 2018.

Editores 4gnews recomendam:

Mi Mix 3: Onde estará situado o sensor biométrico?

Xiaomi revela 4 novas televisões com um preço inacreditável

Poco Launcher já tem a versão estável na Google Play Store

via
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.