
É já em janeiro do próximo ano que vão entrar em vigor novas regras relativas ao pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). A partir do 1º mês de 2026, até cerca de 20.000 condutores terão de fazer o pagamento duas vezes num curto espaço de tempo.
A informação é avançada em primeira mão pelo Jornal de Notícias. Na prática, suponhamos que a data de pagamento do teu IUC em 2025 termina em dezembro. Mesmo que assim seja, terás de o voltar a pagar em fevereiro de 2026.
Isto porque a nova medida pressupõe que fevereiro é o único mês em que os condutores poderão pagar o IUC, a partir de 2026, independentemente do timing de pagamento no ano passado. Neste caso, 2025.
Será possível pagar o IUC em duas fases: só se o valor for superior a 100 euros
Recorde-se que, antes desta nova medida, a data de pagamento do IUC estava relacionada com a data de matrícula do automóvel. Desta maneira, pretende-se uniformizar o momento de pagamento do IUC. Por isso, a Autoridade Tributária explica que não se trata de uma “duplicação” de pagamento, mas sim de um ajuste no cronograma.
Importa ainda dizer que, a partir do próximo ano, o condutor pode pagar o IUC em duas tranches, no caso deste ser superior a 100 euros. Se for esse o caso, a primeira prestação terá de ser paga em fevereiro e a segunda em outubro.
Caso o valor não exceda os 100 euros, terá de ser feito o pagamento de uma só vez, até fevereiro. Recorde-se que o IUC é um imposto de pagamento obrigatório para todas as pessoas (singulares ou coletivas) com automóveis registados em seu nome.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
