As compras online são sem dúvida muito práticas, mas também estão recheadas de armadilhas invisíveis que podem nos levar a decisões pouco conscientes. Essas armadilhas são conhecidas como "dark patterns", práticas de design pensadas para influenciar o comportamento dos consumidores de forma subtil.
Essas práticas foram descritas no relatório Dark Commercial Patterns de 2022 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), uma organização internacional que trabalha para criar políticas e soluções para os desafios sociais, económicos e ambientais. E aqui estão algumas das mais comuns delas.
1. Cronometros falsos de Urgência
Já reparaste nas contagens decrescentes que prometem um desconto incrível por "tempo limitado"? Elas criam aquela sensação de pressa, como se estivéssemos prestes a perder uma oportunidade única.
Na realidade, muitas vezes o desconto continua lá mesmo depois que o tempo "acaba". É o truque da escassez artificial para fazer-te comprar rápido, fazer-te tomar uma decisão de compra precipitada com base no medo de perder.
2. Informações cruciais escondidas
Nada pior do que pensar que estás a fazer um bom negócio apenas para descobrir, depois da compra, que há taxas ou compromissos escondidos nas entrelinhas dos termos e condições.
Muitas lojas online escondem detalhes importantes, como custos totais ou regras de assinaturas, em textos longos e confusos ou mesmo num processo de finalização de compra que envolve tantas páginas diferentes que pode levar o cliente a não querer desistir da compra após já ter passado por tantas etapas, mesmo que o preço final seja maior.
3. Pop-ups insistentes
Sabes aqueles pop-ups que não nos deixam em paz até que aceitemos alguma coisa, seja uma newsletter, notificações ou até adicionar mais produtos no carrinho? Eles são projetados para te desgastar. Depois de tanto insistirem, é possível que o cliente acabe por clicar só para livrar-se deles, mesmo que não seja o que ele queria.
4. Assinaturas escondidas em testes gratuitos
Muitos serviços oferecem um "teste gratuito", que se transforma numa assinatura cara no final do período promocional. O pior é que, ao tentar cancelar, descobres que o processo é propositadamente complicado, cheio de links escondidos e cancelamentos difíceis.
5. Registo forçado e coleta de dados
Se já questionaste por que um simples registo exige tantos dados pessoais, aí está o motivo: quanto mais informações a empresa conseguir sobre ti, mais lucrativo esse registo pode ser.
Muitas vezes, essas plataformas configuram os seus padrões para partilhar os teus dados com terceiros, sem que percebas a real dimensão dessa invasão. Não é à toa que muitas pessoas relatam passar a receber ligações de telemarketing "do nada", geralmente após preencher algum registo em sites de promoções, sorteios, entre outras estratégias.
6. Dificuldade de Cancelamento
Enquanto a inscrição para um serviço é fácil e rápida, o cancelamento pode ser um pesadelo. Requerimentos como preencher formulários ou até ligar para o atendimento ao cliente são colocados ali de propósito, na esperança de que o cliente desista de cancelar por conta da complexidade.
A grande maioria de sites de e-commerce têm padrões obscuros
Essas práticas não são exclusivas de uma loja ou site. Na verdade, elas estão se tornando tão comuns que recentemente a International Consumer Protection and Enforcement Network (ICPEN), sob a presidência da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, encontrou padrões obscuros em 76% dos sites analisados.
De acordo com os dados apurados pela ICPEN, mais de 76% dos sites examinados utilizaram pelo menos um padrão obscuro e quase 67% usaram vários padrões obscuros possíveis. Isso mostra que estamos cercados por essas táticas, que minam a nossa capacidade de fazer compras informadas.
Reconhecer esses truques é o primeiro passo para te protegeres. Ter paciência para analisar todas as informações, mesmo as mais discretas, e seguir por várias páginas e procedimentos também é importante.
Para pressionar o mercado digital por mais transparência, justiça e as práticas éticas, a próxima Reunião de Política do Consumidor da OCDE abordará essas questões urgentes com líderes globais, formuladores de políticas e partes interessadas.