OxygenOS 5.0.1 já está a chegar ao OnePlus 5 com o Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica chinesa OnePlus acaba de lançar uma nova atualização de sistema (firmware) para o seu antigo topo de gama, o OnePlus 5. Este dispositivo começa agora a receber a nova versão da interface da marca, a OxygenOS 5.0.1. Esta atualização chega pouco tempo após a própria marca ter decidido cancelar a distribuição do Android Oreo via OxygenOS 5.0. Em causa estariam graves erros ou bugs de sistema.

A versão anterior da OxygenOS começou a ser distribuída em dia de Consoada, no passado dia 24 de dezembro. Logo que ficou disponível instalei-a no meu OnePlus 5 e desde então tenho utilizado esta compilação sem nenhum problema aparente. Não digo que não existam bugs, certamente existirão, mas até ao momento não me apercebi de nenhum.

Vê ainda: reo

De qualquer forma, se estás a utilizar um OnePlus 5 com a OxygenOS 5.0 então deverás receber dentro de momentos a notificação de atualização de sistema disponível. Ao teu smartphone chegará agora a nova OxygenOs 5.0.1 que também já se baseia no novo Android Oreo 8.0

Android Oreo volta a ser chegar ao OnePlus 5, agora com a OxygenOS 5.0.1

Esta atualização chegará sem qualquer preocupação via OTA (over the air) aos utilizadores tal como é avançado pela própria marca nos seus fóruns oficias. Lá, são debatidas as novidades e expostas as melhorias. Todas elas presentes na lista oficial de mudanças ou changelog oficial.

Em boa verdade, e face à versão anterior, também ela já baseada no Android Oreo 8.0 pouco muda aqui. Desta feita temos deste logo um aviso que nos adverte contra o desbloqueio do menu de arranque, o bootloader do OnePlus 5.

Caso tenhas um bootloader no teu dispositivo então a atualização não terá sucesso. O aviso é bem visível no menu de atualização disponível. Segue-se a imagem referente à atualização em si.

Se te encontras nesta situação então deverás fazer um backup de todos os teus dados mais importantes e voltar a bloquear o menu de arranque do teu smartphone. Aí sim, poderás instalar a nova compilação de software de sistema.

Neste novo changelog temos algumas mudanças. Começando pela nova aplicação para a câmara fotográfica que agora usufrui de uma nova UI, um novo aspecto.

Terás também otimizações para o processamento da imagem que se traduzirão numa melhoria da qualidade das tuas fotografias.

Encontrarás ainda um novo modo de beleza para o Modo de Retrato e também uma opção para ir registando os rostos nas tuas fotografias. Isto para que possas organizar as tuas fotos mediante as pessoas nelas constantes.

Temos também algumas melhorias para as aplicações, sobretudo para a aplicação de alarme e calendário. Encontrarás ainda a possibilidade de utilizar aplicações paralelas. Isto é, ter por exemplo duas contas para as aplicações de redes sociais, WhatsApp, etc. Bom para separar a vida profissional da vida pessoal.

O patch de segurança também é atualizado com as novidades de dezembro e os bugs da versão anterior estarão agora corrigidos com esta nova OxygenOS 5.0.1. Já sabes, podes também utilizar uma VPN (Canadá) para receber em primeira mão esta atualização.

E tu, já recebeste as novidades no teu OnePlus 5?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi consolida a sua posição perante a Samsung, Apple e Huawei

Exynos 9810 – este é o novo processador dos Samsung Galaxy S9

Nokia 6 2018 – ousado com realces laranja, eis o próximo Nokia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.