Outra vez não....Xiaomi traz mais bloatware para a MIUI 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A "skin" ou interface de utilizador da Xiaomi, a MIUI, marca presença em milhões de smartphones em todo o mundo. É uma das UI's mais focadas no desempenho, com fluidez inquestionável e várias funções úteis para tornar os nossos telemóveis Android mais versáteis e agradáveis de usar.

Porém, segundo avança a publicação Xiaomiui, esta mesma interface icónica e familiar de muitos portugueses ficará, em breve, mais pesada. Algo que nunca poderei defender pois, na minha opinião, soluções redundantes no nosso smartphone só servem para ocupar espaço e, in extremis, confundir o utilizador.

Atualização da MIUI 14 pode trazer mais um "brinde" indesejado

Xiaomi MIUI 14

Infelizmente, podemos mesmo ter mais bloatware à medida que aplicações adicionais são gradualmente introduzidas nos smartphones através da MIUI. Em causa está a adição de um terceiro navegador de Internet ou browser com uma futura atualização.

Mais concretamente, em futuras builds ou compilações da MIUI, os investigadores detetaram a introdução do navegador Opera. Porém, de momento já temos o Google Chrome, bem como o navegador próprio da Xiaomi, o Mi Browser.

Sem desmérito ao navegador Opera, pelo simples facto de já termos duas opções similares - visando cumprir a mesma função, não podemos senão franzir o sobrolho perante esta iniciativa. Certo é, porém, que de momento estas alterações não chegaram ainda aos utilizadores dos smartphones Xiaomi.

Navegador Opera será incluído nos smartphones Xiaomi

Todavia, segundo a mesma fonte, esta adição (bloatware) chegará através das próximas atualizações para a ROM Global. Ainda conforme a mesma fonte, esta atualização "com brinde" começará com as correções de segurança de março de 2023.

Em suma, as próximas atualizações da MIUI 14 trarão, muito provavelmente, mais um navegador a marcar presença na MIUI 14. A sua utilidade será um tanto questionável, motivo pelo qual a não podemos considerar outra coisa que não bloatware.

A Xiaomi tampouco consultou os seus utilizadores antes de operar esta (suposta) alteração à sua interface a chegar a todos os utilizadores (versão Global) da MIUI 14.

Upcoming MIUI 14 Global and India updates will include Opera browser. However it will be uninstallable in Global versions but not in Indian Versions 😂Source: https://t.co/y4a5d3uDBp pic.twitter.com/8mOTCVqGKA

— B D ✘ O U L 🇳🇵 (@iambdxoul) 12 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.