Recentemente, ficamos a conhecer os planos da Hyundai relativamente aos tuk-tuks. Na Bharat Mobility Expo, na Índia, a marca sul-coreana apresentou duas versões futuristas deste tipo de veículo: a E4W e a E3W.
Como poderás ver, o design dos veículos é diferente daquilo a que estamos habituados a ver em tuk-tuks. De acordo com a New Atlas, os materiais dos tuk-tuks são reciclados e ambos têm proteção aprimorada contra colisões.
O que sabemos sobre o E4W?
Quanto ao E4W, as fotografias abaixo permitem observar que há bastante espaço nos bancos da frente. Geralmente, associamos os tuk-tuks a veículos com 3 rodas. Neste caso, apesar da forma ser parecida, conseguimos detetar 4 rodas.
Na parte de trás do veículo, até é possível ver um ecrã que exibe a palavra “Namaste”. Não sabemos se esta foi colocada apenas para a apresentação, ou se, eventualmente, o condutor poderá escolher uma palavra (ou frase) para ter na parte de trás.
A somar a isso, também os bancos traseiros parecem ter bastante espaço para os passageiros colocarem os seus pertences. Importa referir que, nesta fase, ainda se trata de um conceito, pelo que o resultado final poderá mostrar algumas diferenças.
O que sabemos sobre o E3W?
O E3W já se aproxima mais do tuk-tuk convencional, até pelo facto de apresentar 3 rodas. Como consegues ver na imagem em baixo, o veículo tem duas rodas na parte de trás e uma na parte da frente, ao centro.
Segundo a mesma fonte, a Hyundai tem intenções de avançar com este modelo muito em breve. Ao que tudo indica, a gigante automóvel procurou reunir com utilizadores de tuk-tuks para ter uma noção exata daquilo que podia implementar neste modelo.
![TukTuk](https://cdn.4gnews.pt/imagens/captura-de-ecra-2025-02-07-113558.jpg?class=article)
Nesta fase, sabemos que a versão da Hyundai deverá ser ligeiramente mais alta do que o convencional. Também os assentos da frente serão projetados para o condutor ter o máximo conforto possível, sem necessidade de se inclinar.
O projeto do E3W é feito através de uma colaboração com a TVS Motor. Este “tuk-tuk futurista” terá suportes para garrafa de água, portas USB, entre outras comodidades. Uma delas é, por exemplo, uma rampa para cadeiras de rodas.
O alcance máximo deverá ser de 179 quilómetros e a velocidade deve ascender a um máximo de 60 quilómetros por hora. Não sabemos se está planeado, para o futuro, um lançamento global.