earphones

Obsoletas começam a ser as técnicas de segurança que têm por base uma simples password. Hoje em dia são já muitos os smartphones e outros equipamentos tecnológicos que começam a fazer uso das tuas impressões digitais para os desbloquear, ou até mesmo da retina dos teus olhos.

Todas estas tecnologias viram a luz do dia na tentativa de restringir o mais possível o acesso a um determinado equipamento apenas a uma única pessoa. Depois de se ter falado numa autenticação, no caso a ser utilizada em smartwatches, através das nossas veias, agora são os nossos ouvidos os visados.

   

Uma empresa chamada NEC está a desenvolver uma nova tecnologia de identificação pessoal, através da forma dos ouvidos de cada um. Embora à primeira vista possa não o parecer, cada ouvido de cada ser humano tem uma forma singular, logo a forma como o som se propagará pelo mesmo é igualmente única.

NEC_earidentify

Portanto a tecnologia aqui em causa irá analisar essa mesma dispersão, através de uns earphones com um microfone embutido, que a própria NEC está a desenvolver. Assim descrito pela empresa responsável, acredito que depois na prática baste colocares os earphones nos teus ouvidos, como se fosses ouvir musica, e em menos de um segundo tenhas o teu smartphone desbloqueado.

NEC_earidentify2

Segundo a NEC, esta tecnologia tem uma taxa de fiabilidade de 99% e vê como grande objetivo situações de chamadas privadas, em que seja necessária uma identificação fiável da pessoa que se encontre do outro lado da linha.

Não foram revelados muitos mais detalhes em torno desta nova tecnologia, portanto apenas com o normal desenrolar do seu desenvolvimento se ficarão a conhecer mais novidades. A NEC afirma ainda querer ver a sua técnica ser comercializada a partir de 2018, sem nunca se pronunciar se a mesma será ou não uma substitua às atuais técnicas de autenticação biométricas.

Talvez queiras ver:

Viageek.com
FonteNEC
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.