Se há uns anos a moda de ter um tablet era grande, nos dias de hoje a situação não é a mesma. A Apple é uma das poucas fabricantes que continua a crescer no segmento. Temos ainda de ter em consideração que um iPad é, normalmente, mais caro que qualquer outro tablet.
No mais recente relatório da IDC, analistas de mercado, vemos a Apple a a liderar, mais uma vez, este segmento de mercado. A Amazon está logo atrás com os seus "Fire" e nem o seu preço baixo os faz ultrapassar a empresa da maçã trincada.
Apple lidera a lista de fabricantes que mais vendem tablets
Este relatório mostra que a Apple cresceu na venda de tablets no terceiro trimestre de 2019 com mais de 11 milhões de unidades vendidas.
Em segundo lugar temos a Amazon com 5.5 milhões e em terceiro a Samsung com 4.6 milhões. De referir que só a Apple, Amazon e Lenovo subiram os números face ao ano anterior.
O sistema operativo iPadOS é o responsável
Ainda que se chame iPadOS, os iPads partilham um sistema idênticos aos iPhones. Vamos chamar-lhe de um iOS melhorado. Esta melhoria fez crescer a demanda das vendas e os iPads continuam a faturar mais do que qualquer outro concorrente.
A Amazon está bem situada no segundo lugar, porém, o projeto é totalmente diferente. O objetivo não é uma máquina de trabalho, mas sim de lazer e para os mais novos.
Os concorrentes diretos da Apple são a Samsung, Huawei e Lenovo. Todos eles consideravelmente abaixo da empresa de Tim Cook. Certamente porque o sistema Android é péssimo para ecrãs grandes. Não há nada que possas tirar de proveito a não ser ter um gadget para multimédia. Embora seja fantástico para um smartphone, está longe de ser o melhor para tablets.
A Google tem investido no ChromeOS e há quem acredite que esse pode vir a ser o grande concorrente do iPad no futuro. Para já, a Apple lidera sem grande esforço.
Editores 4gnews recomendam:
- Google revela um "smartphone" em papel para que abrandes o vício tecnológico!
- Jovem de 14 anos resolve um dos maiores problemas dos automóveis (vídeo)
- Patente da Samsung revela o rival ao smartphone dobrável Motorola Moto Razr 2019