Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Carlos)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

É unânime que 2020 foi um ano atípico em muitos sentidos. O mercado tecnológico não fugiu às consequências da pandemia COVID-19, mas felizmente as marcas conseguiram adaptar-se a uma nova realidade.

Mesmo com um mercado em contração, 2020 trouxe-nos grandes novidades neste incrível mercado. Vimos várias marcas a cimentar as suas posições de dominância, enquanto conseguiram criar novos segmentos para melhor satisfazer as necessidades e desejos dos seus utilizadores.

No presente artigo, quero partilhar com todos os nossos leitores alguns dos smartphones que mais me marcaram ao longo deste ano. Alguns destes modelos mudaram um pouco a forma como olharei para o mercado daqui em diante.

Samsung Galaxy S20 FE

É impossível não fazer uma retrospetiva de 2020 sem falar no Samsung Galaxy S20 FE. Com os preços dos topos de gama cada vez mais altos, a procura por funcionalidades semelhantes, mas com um preço mais acessível, cresceu de uma forma que ninguém imaginava.

O Samsung Galaxy S20 FE é a forma perfeita para definir este novo nicho de mercado. Estamos a falar de um equipamento com o mesmo processador e câmaras do Galaxy S20, mas com um preço que o coloca ao alcance de um maior número de consumidores.

Claro que esse valor interior foi alcançado à custa de sacrifícios como a qualidade de construção do equipamento ou um ecrã sem margens curvas. Ainda assim, estes cortes foram vistos com bons olhos por muitos, fazendo do Galaxy S20 FE um dos grandes sucessos da Samsung este ano.

Apple iPhone SE (2020)

A primeira grande surpresa do ano, para mim, veio da marca que menos esperava. O lançamento do iPhone SE (2020) foi o mais marcante da primavera deste ano e ainda aquele que influenciou a aposta no segmento ao qual me referi acima.

Entrar no ecossistema Apple fica cada vez menos ao alcance das massas, mas isso mudou com o lançamento do iPhone SE (2020). Utilizando a carcaça do iPhone 8 e os processadores do iPhone 11, a empresa de Cupertino oferece a porta de entrada no seu ecossistema a muitos mais utilizadores.

Este iPhone SE (2020) pode não ter o design mais atualizado, mas a sua relação qualidade / preço é impressionante. Com um processador topo de gama, uma câmara bastante competente e a elegância do vidro como material predominante, este foi, sem surpresa, um dos maiores sucessos de vendas da Apple neste atípico ano.

OnePlus 8 Pro

Olhando para o mercado dos topos de gama Android, não faltam opções de grande qualidade. A minha opção pelo OnePlus 8 Pro é justificada por considerar que este foi aquele que mais evoluiu face ao seu direto antecessor.

Depois dos inúmeros pedidos dos seus fãs e utilizadores, a OnePlus incorporou finalmente no OnePlus 8 Pro características como o carregamento sem fios ou a certificação IP68. Pontos que lhe conferem uma palpável evolução face ao OnePlus 7 Pro e que nos mostram que a marca não quer fazer apenas flagship killers.

Ainda assim, considero as câmaras do OnePlus 8 Pro como o seu ponto menos bom. Apesar da notória evolução nos últimos anos, a fotografia é o ponto em que os topos de gama da chinesa mais necessitam de melhorar para poderem ombrear seriamente com os grandes do mercado.

Xiaomi Redmi Note 9S

Quando olhamos para o mercado dos gama média, a Xiaomi é a escolha mais frequente. Durante anos a empresa chinesa consolidou a sua posição neste segmento e o Xiaomi Redmi Note 9S reafirmou esse estatuto.

Na primeira metade do ano, esta foi a escolha óbvia para quem procurava um smartphone abaixo dos 300€. Com uma excelente qualidade de construção, quatro câmaras e um processador extremamente competente, esta foi a escolha segura para muitos utilizadores.

Olhando agora para este modelo, gritam ausências como um painel OLED ou uma elevada taxa de atualização no ecrã. Contudo, quando este Redmi Note 9S foi revelado, esses pontos não eram relevantes para a maioria dos consumidores e dificilmente não aconselharia este equipamento a alguém.

Xiaomi Poco X3 NFC

Embora muito criticada por um vasto leque de opções estratégicas, a Poco soube reinventar-se com o lançamento do Poco X3 NFC. Este foi o primeiro smartphone original da marca em 2020 e rapidamente se destacou como uma das melhores propostas intermediárias do mercado.

Os grandes destaques do Xiaomi Poco X3 NFC recaem sobre a sua enorme bateria de 5160mAh ou o seu ecrã IPS com taxa de atualização de 120Hz. Mas o melhor de tudo é o seu preço, fixado na casa dos 200€, que democratizam o acesso à tecnologia móvel.

Este conjunto de especificidades fazem do Poco X3 NFC uma opção consensual no que respeita a um dos melhores intermediários de 2020. Um modelo que recomendo sem grandes hesitações a quem tiver um orçamento limitado, mas procura algo que lhe sirva durante alguns anos.

Apesar de todos os contratempos, considero que 2020 foi um ano muito relevante para estabelecer novos padrões de qualidade no mercado da tecnologia móvel. Diria que o ano que se avizinha terá a árdua tarefa de superar a qualidade testemunhada ao longo de 2020, mas igualmente convicto de que muitas surpresas vêm a caminho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Bruno)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Abílio)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção Bacelar)
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.