As novas baterias de grafeno estão, alegadamente, prontas para serem instaladas nos smartphones. Quem o diz é a empresa americana "Real Graphene".
Esta empresa acredita que as suas baterias tem tudo para estarem presentes nos smartphones e já enviou exemplares para várias fabricantes para que estas comecem as suas instalações nos seus equipamentos protótipos.
Vantagens das baterias de grafeno nos smartphones
- Carregamento muito mais rápido (0% a 100% em 20 minutos numa bateria de 3000mAh)
- Mais do triplo de ciclos de vida (baterias duram muito mais)
- Autonomia dura muito mais tempo
- Mais vantajosas para o meio ambiente
- Baterias não ficam "viciadas"
Segundo a empresa "Real Graphene" as suas baterias conseguem carregar de 0% a 100% em apenas 20 minutos. Estes testes foram feitos numa bateria com 3000 mAh. Por sua vez, uma bateria de lítio consegue o mesmo feito em 90 minutos de carregamento.
A empresa garante ainda que a sua bateria conseguirá ter até 1500 ciclos de carregamento. Mais uma vez, comparando às baterias de lítio que nos dão uma média de 300 a 500 ciclos.
Baterias de grafeno ainda são seriamente caras
Contudo, nem tudo é um mar de rosas. Segundo as investigações, uma pequena película de grafeno para os smartphones custará aos fabricantes 25$.
Há uns tempos estimou-se que um quilo de grafeno podia custar mais de 200 mil euros. Em comparação, um quilo de lítio tem um valor a rondar os 600 €.
Podemos então perceber que se alguma fabricante se atrever a lançar uma bateria de grafeno nos seus smartphones, o preço do mesmo não será o mesmo que uma bateria "normal".
Ainda assim, vale a pena considerar na evolução das baterias dos equipamentos tecnológicos. Todas as tecnologias são caras quando são lançadas. Porém, assim que a técnica é melhorada e desenvolvida com mais empresas no setor a criarem concorrência, mais barata ela fica.
Esperemos que não demore muito até termos uma bateria destas nos nossos smartphones. Até lá, fica a conhecer os telemóveis com maior autonomia e capacidade de bateria da atualidade.
Editores 4gnews recomendam:
- Conhece o conceito de veículos para a Lua da Lexus
- Tesla Model Y: imagem revela-nos a terceira fila de assentos do carro
- Google Pesquisa tem novo aspeto no teu computador. Vê como ficou