Estes serão os próximos Xperia XZ para 2017 e não só!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Sony, uma das marcas com que mais me identificava e uma das marcas que mais tem frustrado as minhas expectativas. Depois de vários anos com os seus Xperia, não me consegui adaptar à "mesmicidade" dos novos Xperia X, nem mesmo o Xperia XZ conseguiu quebrar este ciclo repetitivo.

Vê também: Motorola - o “mito” que a Google perdeu e a Lenovo tentou domar

Agora, com o aproximar da MWC17 e sem o Galaxy S8 para roubar as atenções para si, marcas como a LG, Huawei e Sony têm uma oportunidade de ouro para se destacar da concorrência. Resta saber se aproveitarão sabiamente esta oportunidade ou não. Durante as últimas semanas temos visto alguns rumores e fugas de informação que sugerem boas surpresas vindas desta gigante japonesa. Novos Sony Xperia estarão a caminho e até um novo Xperia XZ 2017.

Os novos Sony's seriam smartphones de gama média e não teriam especificações de topo, pelo menos de acordo com os primeiros rumores mas hoje isso mudou.

De acordo com uma fonte japonesa a Sony tem vários smartphones de gama alta, pertencentes à família Xperia XZ, prontos para serem apresentados na Mobile World Congresss 2017 em Barcelona.

O novos Sony Xperia XZ para 2017

Dois topos de gama para o início de 2017. Estes Xperia XZ, com os nomes de código Yoshino e BlancBright, vêm equipados com especificações técnicas muito semelhantes, partilhando o processador Snapdragon 835 da Qualcomm e o sensor fotográfico Sony IMX400.

O melhor destes Xperia XZ para 2017 estará equipado com um ecrã de 5.5 polegadas, tela IPS LCD com resolução 4K (3840x2160p). Um sucessor para o arrojado Sony Xperia Z5 Premium. Este Xperia XZ teria ainda 4 ou 6GB de memória LPDDR4X, uma memória com melhor desempenho do que a "RAM convencional".

O mais "modesto" dos Xperia XZ para 2017, com o nome de código BlancBrightchegará com um ecrã de 5.2 polegadas, resolução 2K (2560x1440p), tela IPS LCD. A nível de RAM terá 4GB de memória LPDDR4X.

Já o seu processador deverá ser o potente Snapdragon 835 mas não excluímos a possibilidade de vermos um motor de gama média-alta, o Snapdragon 653, também ele da Qualcomm.

Importa ainda referir que, apesar do Snapdragon 835 ser um exclusivo da Samsung durante os primeiros meses do ano, não seria descabido pensar que a Sony pode simplesmente apresentar estes Xperia XZ na MWC e atrasar a sua chegada aos mercados até que o período de exclusividade da Samsung termine. Aliás, isto já sucedeu no ano passado com a linha Xperia X, sendo apresentada na MWC 16 com a chegada aos mercados a acontecer só em junho.

Os próximos Xperia X e Xperia M5 para 2017

Temos também informações sobre os Sony Hinoki e Keyaki. Estes smartphones, com o número de série G3221 e G1112 serão os sucessores dos Sony Xperia X e Sony Xperia M5, respectivamente.

Em 2016 os Xperia da linha X trouxeram uma nova chama e nova esperança para a construtora japonesa. Contudo, a mediocridade do Xperia XA, preço alto do Xperia X e confusão com o Xperia X Performance causaram no público uma sensação de insegurança que se tornam ainda mais evidente quando, em setembro, apresentavam o novo Xperia XZ e companhia...

Teremos ainda um novo smartphone de gama baixa, com o nome de código Sony Mineo cujas especificações ainda desconhecemos. De qualquer forma será seguro assumir de que se trata do sucessor para o Xperia E5, lançado em 2016.

A Sony já confirmou a sua presença na Mobile World Congress 2017, bem como a data do seu evento onde ficaremos a conhecer os seus novos equipamentos. De momento as fugas de informação ainda são poucas mas, a pouco e pouco, começamos a perceber claramente as intenções da marca para 2017.

Com 5 novos smartphones a ser anunciados, desde os novos Xperia XZ para 2017 até aos novos gama média e gama baixa, a construtora japonesa quer remodelar completaste o seu alinhamento de smartphones. Espero é que não façam o mesmo, em setembro, por alturas da IFA Berlim.

Outros artigos relevantes:

O que tenho no meu OnePlus 3

HTC desmente os rumores de que estaria a desenvolver um smartwatch

Belos Descontos em Tecnologia até dia 26 de janeiro!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.