Nos últimos dias, muito se tem falado acerca da DeepSeek e da popularidade que este modelo de Inteligência Artificial (IA) tem ganho. A mais recente novidade é que, possivelmente, este poderá ser integrado nos iPhones da Apple, na China.
De acordo com a Huawei Central, o modelo DeepSeek R1 AI poderá ser incorporado nos próximos telemóveis da marca. Recorde-se que a Huawei é uma das empresas que fornece chips para a DeepSeek.
As vendas de iPhone 16 têm caído na China
Como refere a mesma fonte de informação, as vendas não têm corrido propriamente bem na China. Isto porque o mercado em questão não recebe o Apple Intelligence, uma das grandes apostas recentes de IA, por parte da Apple.
Supostamente, a Apple não terá introduzido o Apple Intelligence na China por questões de “regulamentação e padrões chineses” - escreve a mesma fonte. Assim sendo, as vendas do iPhone têm caído na China.
Como tal, a posição da Apple passa por trazer IA na mesma, só que de outra forma: através da DeepSeek. É expectável que esse novo acrescento possa ser feito já em 2025, com a nova série de telemóveis da Apple: iPhone 17.
DeepSeek tem gerado alguma polémica
Acerca da DeepSeek, e tal como a 4gnews tem vindo a acompanhar, a sua legitimidade tem dado muito que falar. Tanto assim é que a Microsoft está a investigar a DeepSeek, por acreditar numa apropriação indevida dos dados da OpenAI.
Importa referir que a OpenAI é a criadora do ChatGPT, a grande referência de mercado neste tipo de modelos de IA. Um aspeto que tem chamado a atenção sobre a DeepSeek é o seu baixo valor de investimento, em comparação com o que vemos no mercado.
A imprensa internacional tem avançado num investimento entre os 6 e os 12 milhões de euros. No ChatGPT, por exemplo, só para o modelo GPT-4, estima-se que a aposta tenha andado à volta dos 100 milhões de euros.
Resta esperar para ver se a aposta da Apple na DeepSeek se irá mesmo consumar. De momento, ainda nada se encontra oficializado.