
Muito possivelmente, já foste adicionado a um grupo de WhatsApp e perdeste grande parte da informação que está para trás. Ora, a boa notícia é que está a caminho um novo recurso que resolve esse problema.
A aplicação acaba de lançar um recurso de Histórico de Mensagens em Grupo, que facilita a vida tanto a administradores como a membros recém-adicionados.
Apesar da novidade, o WhatsApp garante que o histórico de mensagens permanece criptografado ponta a ponta, ou seja, não há receios a ter em termos de segurança (via WhatsApp).
Como funciona o recurso e para quem é útil?
Desde logo, importa esclarecer que a recuperação das mensagens antigas varia consoante o administrador do grupo permite. Ou seja, pode variar entre 25 a 100 mensagens recentes, a que os novos participantes têm acesso.
No limite, até pode ficar tudo como conhecemos. Ou seja, os criadores do grupo não são obrigados a mostrar ao novo membro o que está para trás. No entanto, o mais lógico é que o façam. Caso contrário, não teria sido adicionado um novo membro, em princípio.
É claro que a funcionalidade não é tão útil para quem usa o WhatsApp para falar com o seu grupo de amigos, já bem definido. No entanto, há vários casos onde dá jeito. Até posso partir da minha experiência pessoal no WhatsApp, para exemplificar.
Um amigo criou um grupo para uma festa de aniversário, onde eu e mais pessoas estavam incluídas. Esse amigo escreveu o plano no grupo e, entretanto, lembrou-se que faltava adicionar algumas pessoas que se tinha esquecido. Em vez de explicar tudo de novo, esta funcionalidade teria ajudado.
Vai chegar a Portugal?
Ao que tudo indica, o recurso já está a chegar a todo o mercado global onde o WhatsApp atua, logo também a Portugal. A app refere que a implementação pode ser gradual, pelo que é possível que não tenhas já o novo modo de Histórico de Mensagens em Grupo.
A boa notícia é que, eventualmente, deverá chegar até ti.
