
O Google decidiu brincar com a nostalgia e a inovação ao mesmo tempo: o Gboard apresentou recentemente um protótipo de teclado físico semelhante a um telefone antigo com marcação rotativa.
Mas este não foi o único teclado apresentado pelo Google que parece saído de um laboratório excêntrico. No ano passado, vimos um cuja proposta era poder ser usado a partir de qualquer ângulo.
Teclado de marcação rotativa: nostalgia em formato clássico

No dia 2 de outubro, o Gboard apresentou um conceito de “teclado de marcação rotativa” que imita os clássicos telefones fixos. Em vez de pressionar teclas, o utilizador insere os dedos nos orifícios do disco e roda para introduzir texto, acompanhado por um clique nostálgico que promete uma experiência diferente de tudo o que já foi testado.
Para resolver o problema da lentidão de um único disco, o Google criou um arranjo com três discos principais, o que torna o teclado mais compacto e até três vezes mais rápido.

Segundo o Google informou na apresentação oficial, como reportou o IT Home, o projeto é totalmente open-source e não será vendido oficialmente — os desenhos estarão disponíveis para quem quiser construir o seu próprio modelo.
Teclado de dois lados: inspirado na fita de Möbius

O teclado de marcação rotativa não foi o primeiro modelo peculiar apresentado pelo Google. No ano passado, a empresa revelou o protótipo Gboard Double Sided Version, um teclado físico com design baseado na famosa fita de Möbius. Isso significa que não tem frente nem verso: pode ser usado a partir de qualquer ângulo e até por várias pessoas em simultâneo.

Cada módulo possui 8 teclas, totalizando 26 módulos e 208 grupos de configuração possíveis, com switches mecânicos MX hot-swappable. O corpo foi feito por impressão 3D e integra uma placa de circuito flexível.
Tal como o modelo de marcação rotativa, também este teclado não será vendido, mas o Google disponibilizou o firmware e os ficheiros de impressão 3D no GitHub para quem quiser experimentar por conta própria.

Com estas experiências, o Gboard mostra que ainda há espaço para reinventar algo tão banal como um teclado — mesmo que seja apenas por diversão.
Relembra outros teclados Gboard inusitados:
- Google lança chapéu mágico capaz de controlar o teclado Gboard
- Google constrói teclado Gboard Bar com mais de 1,5 metros no Japão